Atalanta mais uma vez próxima de uma final na Itália

0
169
Atalanta
Atalanta

O outrora pequeno Atalanta está mais uma vez na fase decisiva de uma competição nacional na Itália e comprova que sua ascensão na última década não foi um lampejo passageiro na elite do futebol da “Bota”. A equipe assegurou presença na semifinal da Copa da Itália ao derrotar de virada a tradicional Lazio, de Roma, por 3 x 2 em um jogo sensacional.

Historicamente a Atalanta sempre se caracterizou pelas chamadas campanhas “ioiô, subindo para a elite e voltando à segunda divisão quase sempre no ano seguinte. Seu último título nacional ocorreu na temporada de 1962-1963, ao conquistar a Copa da Itália batendo o Torino. De lá para cá o clube azul e preto conquistou duas vezes a Série B e uma vez a C.

Tudo mudou há 11 anos, quando o clube passou por uma restruturação e há mais de uma década mantém-se na elite, cada vez dando mais trabalho para gigantes como a Juventus, a Internazionale e o Milan. No último dia 23, inclusive, a Atalanta bateu o líder da temporada, justamente o Milan, por 3 x 0 em Milão, mostrando mais uma vez boa organização e força ofensiva.

Na semifinal o time enfrentará Napoli ou Spezia e a pequena, mas fanática torcida da Atalanta acredita que tem motivos de sobra para sonhar que enfim o clube de coração possa levantar a taça de um torneio nacional.

Também é bom lembrar que a Atalanta recentemente chegou pela primeira vez à Liga dos campeões da Europa e avançou até as quartas de final da importante competição continental, perdendo a vaga na semifinal para o poderoso Paris Saint Germain, mas em nenhum momento demonstrando qualquer tipo de comportamento de um time pequeno.

Na atual edição do campeonato italiano o clube está em quinto lugar com 35 pontos, oito a menos que o ainda líder Milan e junto com a poderosa Juventus, embora o time de Turim tenha uma partida a menos. Enfim, a Atalanta cada vez mais caminha para um protagonismo no Calcio.