Cada vez mais entre os favoritos, São Paulo vai bem nas etapas finais

0
134
São Paulo

Há muito tempo a torcida do São Paulo – sem comemorar um título desde 2012 – não tem tantos motivos de alegria com o time. Com a vitória por 3 x 1 sobre o Bahia na Fonte Nova na última rodada a equipe chegou ao segundo lugar do Brasileirão com 41 pontos, um atrás do Atlético (MG), mas com dois jogos a menos.

Além dos resultados positivos estarem ocorrendo, o time tem apresentado um ótimo futebol e muitos já o consideram o maior favorito para conquistar o campeonato brasileiro deste ano. A equipe de Fernando Diniz tem apresentado o futebol mais bonito e eficiente do momento no Brasileirão e também está bem na Copa do Brasil. O Tricolor já está na semifinal da outra competição nacional.

Uma outra característica marcante do clube do Morumbi é o ótimo desempenho nas segundas etapas das partidas. Nos últimos sete jogos por diferentes competições o São Paulo decidiu os confrontos no segundo tempo, sempre após alterações bem feitas por Fernando Diniz.

Foi o que aconteceu nos dois jogos contra o Flamengo pela Copa do Brasil, na partida de eliminação contra o Lanús com vitória na Libertadores e nos triunfos sobre o rubro negro carioca, Goiás, Fortaleza e Bahia pelo Brasileirão.

Em todas estas vitórias o São Paulo marcou 17 dos 21 gols na segunda etapa, cerca de 81% para uma média de um gol a cada 19 minutos (sem contar os descontos nestas partidas). A equipe sofreu quatro dos nove gols tomados nestes confrontos no segundo tempo.

Uma das estratégias de Fernando Diniz quando uma partida está complicada é uma boa conversa no intervalo e a habitual troca de um zagueiro por um atacante. Diniz tem se caracterizado como um treinador ousado e ofensivo. Com a defesa falhando cada vez menos, o ataque dá conta do recado e o Tricolor segue avançando como grande força para lutar pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil deste ano.