Eram menos de seis horas de sábado quando o marfinense Salomon Kalou desembarcou no Rio de Janeiro para iniciar sua trajetória do Botafogo. Para um clube que já tem no elenco o japonês Honda, o goleiro paraguaio Gatito Fernandes e o peruano Lecaros entre outros “gringos”, apenas mais um de uma legião cada vez mais estrangeira. 

Mais um? Com certeza não, pois o ponta-esquerda que acabou de completar 35 anos e atuou com sucesso em clubes do porte do Chelsea da Inglaterra e Feyenoord da Holanda chega como mais uma grande aposta do Glorioso para montar um time forte e competitivo e sonhar com títulos mais importantes. Desde 1995, quando o clube conquistou seu último título brasileiro, os botafoguenses não comemoram uma conquista que não seja do campeonato carioca.

Kalou foi apresentado na sede do clube por volta das 12 horas e, repetindo um bordão da torcida alvinegra, disse que “foi escolhido pelo Botafogo”. O marfinense lamentou que, por causa da pandemia de Covid-19, a torcida não pudesse recebê-lo com festa no aeroporto – como aconteceu na chegada do novo companheiro Honda – ou encher o Estádio Nilton Santos para assistir à sua estreia, com data ainda não definida.

O melhor momento da carreira de Kalou aconteceu no clube inglês Chelsea, quando marcou 61 gols em 254 partidas. Pela seleção de Costa do Marfim o atacante jogou 99 vezes e marcou em 28 oportunidades. O técnico Paulo Autuori pretende esperar para saber das reais condições físicas do atleta – que tem treinado sozinho durante o período da pandemia – para avaliar quando e como poderá usá-lo no time.

O Botafogo estreou na Série A deste ano com um empate fora de casa com o RB Bragantino por 1 x 1, com o gol alvinegro marcado pelo jovem atacante Matheus Babi. Na próxima rodada o alvinegro carioca terá outro compromisso fora do Rio de Janeiro, contra o Fortaleza, no Ceará.