O Palmeiras pode mesmo perder Abel Ferreira para o PSG?

0
230
Foto Cesar Greco/Palmeiras

Uma notícia publicada no jornal francês L’Equipe causou preocupação entre os torcedores do Palmeiras nos últimos dias, destacando que o vitorioso treinador do alviverde paulista, Abel Ferreira, estaria entre os nomes cogitados pelo poderoso Paris Saint Germain para substituir Christophe Galtier durante o processo de renovação que os dirigentes do clube europeu planejam para a próxima temporada.

Considerado por muitos um dos melhores técnicos em atividade no futebol brasileiro, senão o melhor, Abel Ferreira está muito perto de entrar para a história como o maior treinador palmeirense de todos os tempos, tal o número de conquistas nacionais e internacionais do clube paulista nos últimos tempos, incluindo duas Libertadores e dois Brasileiros, além de títulos paulistas.

O sucesso do profissional português chamou, é claro, a atenção de gigantes europeus e embora Abel sempre enfatize que sua prioridade máxima é o Palmeiras e que não pensa em deixar o clube ao qual aprendeu a amar, o risco de que o técnico retorne para a Europa não pode ser menosprezado.

A renovação pretendida pelo comando do PSG provavelmente significará a saída do supercraque Lionel Messi, que não tem se sentido muito bem em Paris. Neymar não esconde que seu sonho é atuar pela milionária Premier League inglesa. Com isto, Galtier também pode seguir “na mesma barca” que partirá da capital francesa.

Pelas informações da imprensa francesa, Abel Ferreira não seria, a princípio, a primeira opção do Paris Saint Germain. Seu polêmico compatriota José Mourinho, até hoje o treinador português de maior sucesso na história, seria a prioridade do clube parisiense. No momento Mourinho está comandando a Roma, mas uma proposta irrecusável provavelmente o levaria para o banco do PSG na próxima temporada.

Outro nome muito cotado é o do ex-jogador Thiago Motta, que está no Bologna, também da Itália. Uma terceira opção estaria na contratação de Marcelo Gallardo, que teve uma ótima passagem pelo River Plate da Argentina.

Abel Ferreira pode não ser o primeiro nome na lista do PSG, mas um fato que pode pesar a favor da transferência para o clube francês é seu ótimo relacionamento com o diretor de futebol da agremiação de Paris, Luís Campos, que conhece muito bem o trabalho do treinador palmeirense e não esconde sua admiração pelo profissional que comando o elenco alviverde paulista.

De qualquer maneira, a diretoria do Verdão tem de se precaver para a possibilidade de perder o treinador português. Às vezes o sucesso pode também trazer alguns dissabores a qualquer clube.