No jogo mais importante da história do Botafogo no Estádio Nilton Santos, o alvinegro carioca enfrenta o Peñarol nesta quarta-feira às 21h30 no confronto de ida das semifinais da Taça Conmebol Libertadores. A torcida do Glorioso promete lotar mais uma vez o “Niltão”, com mosaico e tudo o que tem direito para apoiar a equipe na luta pelo sonho.
Líder do Brasileirão com um ponto de vantagem sobre o atual bicampeão, o Palmeiras, o Botafogo tropeçou na última rodada do campeonato, empatando em casa com o Criciúma por 1 x 1. O time, porém, está invicto há mais de dois meses, ou 12 partidas. Esta é a terceira vez que o clube chega a uma semifinal de Libertadores e já conquistou u7ma Taça Conmebol – percursora da Sul-Americana – em cima do próprio Peñarol em 1993.
Os uruguaios já conquistaram a Libertadores cinco vezes, mas estão há quase 40 anos em levantar o troféu mais importante do continente. Os Carboneros venceram seus três últimos jogos pelo campeonato de seu país, depois de perderem justamente para seu maior rival, o Nacional, no maior clássico do país vizinho.
Para chegar à semifinal o Botafogo eliminou dois gigantes do futebol brasileiro, o Palmeiras nas oitavas de final e o São Paulo nas quartas. O Peñarol, por outro lado, superou o Flamengo na fase anterior, com uma vitória no Maracanã e um empate em Montevidéu. Quem avançar à final enfrentará quem passar entre Atlético Mineiro e River Plate. No duelo de ida, em Belo Horizonte, o Galo saiu na frente com uma boa vantagem, derrotando os argentinos por expressivos 3 x 0.
Para o jogo de hoje o técnico botafoguense Artur Jorge ainda não terá o atacante Júnior Santos, artilheiro da Libertadores, que não está completamente recuperado de uma séria contusão, mas tem chance de voltar na partida de volta em Montevidéu. O goleiro reserva Gatito Fernandez está suspenso e também não foi relacionado.
O Peñarol tem um desfalque de peso. O atacante Javier Cabrera, que marcou o gol sobre o Flamengo no Maracanã na última fase, está contundido e sem condições de jogo. No meio de campo Pérez poderá fazer a dupla de volantes, algo que o técnico Diego Aguirre ainda definirá até a hora do confronto.
A partida de ida da semifinal da Taça Libertadores entre Botafogo e Peñarol terá a transmissão ao vivo para todo o País da Rede Globo de Televisão a partir das 21h20, direto do Estádio Nilton Santos. O árbitro do jogo será o colombiano Andres Rojas, auxiliado por seus compatriotas Alexander Guzman e Richard Ortiz. No VAR estará outro colombiano, Yadir Acuña. Mais: www.meon.com.br