Em mais uma final brasileira, que comprova a superioridade dos clubes País no continente, Botafogo e Atlético Mineiro decidem neste sábado às 17 horas (de Brasília) o título da Taça Conmebol Libertadores em jogo único. O duelo ocorrerá no Estádio Más Monumental, em Buenos Aires.
Os times chegam à decisão em momentos bem diferentes no Brasileirão-24. Enquanto o Botafogo lidera a competição nacional com três pontos de vantagem sobre o Palmeiras, o Galo não vence há dez jogos e patina no meio da tabela de classificação da Série A. Apesar do mau momento de um e do ótimo desempenho de outro dos alvinegros, espera-se para hoje uma partida das mais equilibradas, com os cariocas tomando a iniciativa do ataque e os mineiros segurando mais as ações e tentando surpreender o adversário nos contra-ataques.
O Botafogo para chegar à final teve de fazer um caminho mais longo, pois participou das etapas classificatórias antes de entrar na fase de grupos, quando perdeu os dois primeiros jogos, mas se recuperou e avançou, eliminando inclusive forças como Palmeiras e São Paulo. Na semifinal o time de General Severiano, comandado pelo técnico Artur Jorge, goleou o Peñarol por 5 x 0 no Nilton Santos e poupou atletas no duelo de volta, em Montevidéu, quando perdeu por 3 x 1. O quarteto ofensivo botafoguense, composto por Igor Jesus, Almada, Savarino e Luiz Henrique, tem sido o maior trunfo do Glorioso neste final de temporada.
O Atlético Mineiro teve uma trajetória mais tranquila e começou a Libertadores deste ano direto na fase de grupos, na qual terminou em segundo lugar na classificação geral. Na semifinal o Galo passou pela forte equipe do River Plate, vencendo por 3 x 0 na Arena MRV, em Belo Horizonte, e empatando em Buenos Aires, no mesmo estádio da decisão da Libertadores de hoje. Apear de ter jogadores de muita qualidade e bastante experientes como Hulk, Gustavo Scarpa, Paulinho e o imprevisível, mas oportunista Deyverson, o alvinegro mineiro tem se caracterizado por atuar de maneira mais fechada contra equipes muito ofensivas como o Botafogo, que tem tido dificuldades para romper retrancas.
Para a partida deste sábado Artur Jorge não poderá contar com o ótimo zagueiro angolano Bastos, que sofreu uma lesão muscular no jogo contra o Palmeiras na rodada passada do Brasileirão-24. O lateral direito reserva Mateo Ponte também ficará de fora, pois foi expulso no segundo jogo da semifinal contra o Peñarol e terá de cumprir suspensão.
No Galo A única baixa é Zaracho lesionado. Arana e Scarpa estão recuperados de alguns problemas médicos e a princípio estão escalados. Deyverson participou dos últimos treinos do Atlético no meio da semana e a princípio estão confirmados na decisão pelo treinador Gabriel Milito.
A decisão da Conmebol Libertadores terá a transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Rede Globo e pela ESPN a partir das 16h50, direto do Estádio Más Monumental, em Buenos Aires. A arbitragem será argentina, com Facundo Tello no apito, auxiliado por Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade. No VAR estará outro membro da Federação Argentina, Mauro Vigliano.