Inter alcança o Santos em número de vices no Brasileirão

0
455
foto: Site Oficial do Internacional
foto: Site Oficial do Internacional

Além de ter perdido mais uma vez o título brasileiro que persegue sem sucesso desde 1979, o Internacional chegou a uma marca que seus torcedores não gostariam é claro de ostentar: o Colorado empatou com o Santos entre os clubes com mais vice-campeonatos nos Brasileirões.

A estatística leva em conta os nacionais realizados desde 1959 e aceitos pela CBF. Santos e Inter foram cada um oito vezes vice-campeões, seguidos pelo São Paulo com seis, Atlético (MG) e Cruzeiro com cinco e Palmeiras e Vasco com quatro.

No Brasileiro por pontos corridos, formato existente desde 2003, o clube gaúcho e o Santos também são os recordistas de vice, com quatro cada um. O Internacional chegou em segundo em 2005, quando seu técnico era Muricy Ramalho, em 2006, em 2009 e agora no torneio de 2020, as duas últimas vindo logo atrás do Flamengo.

O Internacional chegou à rodada final do Brasileirão recém-terminado com chances de título após mais de 40 anos de jejum. Os gaúchos precisavam torcer para que o Flamengo – que estava com dois pontos na frente do Colorado – tropeçar no Morumbi na partida contra o São Paulo e vencer o Corinthians no Beira-Rio.

A primeira condição para o título do Internacional, a que parecia mais difícil, foi cumprida e o Flamengo perdeu mais uma vez para o tricolor do Morumbi, o que tem se repetido nos últimos tempos. O problema é que o Colorado não fez o dever de casa e empatou em por 0 x 0 com o Corinthians em um jogo polêmico e dramático, com dois gols e uma penalidade a favor dos gaúchos sendo anulados pelo árbitro de vídeo (VAR).  

Mesmo com as reclamações contra a arbitragem, a verdade é que o Internacional tem se especializado em perder títulos que pareciam bem encaminhados e em 2020 não foi diferente. O Colorado chegou a ter quatro pontos de vantagem sobre o Flamengo, mas perdeu em casa por 2 x 1 para o Sport e depois foi derrotado pelos próprios cariocas pelo mesmo placar no Maracanã na penúltima rodada. Quem sabe no nacional de 2021? Por enquanto o jejum de brasileirões continua no Beira-Rio.