Nem para a saída. Sonho do Flu esbarra na força do Manchester City, que conquista o Mundial da Fifa

0
169
Foto: Fifa/Divulgação

Bastaram apenas 40 segundos de jogo para o poderoso Manchester City de Pep Guardiola abrir o marcador e começar a encaminhar a conquista do primeiro Mundial de Clubes da Fifa em sua história, prosseguindo em sua trajetória vitoriosa, iniciada há cerca de uma década. Os ingleses golearam o Fluminense por 4 x 0 na decisão do torneio e de maneira categórica confirmaram o favoritismo.

O gol de abertura foi marcado, de peito, pelo argentino Julian Álvarez, atacante da seleção de seu país. O tricolor sentiu o golpe e seguiu-se um período de muita pressão dos Citizens, mas sem que a equipe brasileira renunciasse ao seu tradicional estilo de jogo ofensivo e de valorização de posse de bola.

Apoiado por seus torcedores, em maioria no Estádio King Abdullah, o Fluminense tentou equilibrar as ações e chegou a ter alguns bons momentos. O talento dos ingleses, porém, fazia a diferença em campo e aos 27 minutos, depois do ótimo Phil Foden fazer uma boa jogada, o zagueiro Nino acabou jogando a bola contra a própria meta . Gol contra e 2 x 0 no placar para o Manchester City.

Na etapa final o time brasileiro tentou mais uma vez ser mais ofensivo, mas em campo do lado oposto estavam estrelas como Rodri e no gol adversário Ederson, arqueiro de nossa seleção. Arias, John Kennedy e outros tentaram pressionar, mas sem muito sucesso.

Aos 26 minutos do segundo tempo, porém, o golpe de misericórdia, com Foden deixando o seu e fazendo 3 x 0 no placar, praticamente decretando a derrota dos brasileiros. Quase no final da partida outra vez Julian Álvarez deu números definitivos à decisão com um belo gol após limpar um zagueiro. Manchester City campeão do Mundial da Fifa pela primeira vez e mais uma taça na coleção de Pep Guardiola.

Um choque de realidade demonstrou mais uma vez a enorme diferença entre o futebol sul-americano e os gigantes europeus. Desde 2012, quando o Corinthians bateu o Chelsea na final, ninguém em nosso continente levantou a taça do Mundial da Fifa.