Nova regra dos 8 segundos já fez primeira vítima no Brasil: Floresta sofreu gol inédito na Série C

121
goalkeeper hold ball for 8 seconds

Histórico e com certeza inusitado! O Floresta estreou na Série C do Brasileirão deste ano e foi o primeiro time a levar um gol surgido da aplicação da nova regra dos oito segundos, lançada recentemente. Esta mudança, como se sabe, foi promovida para coibir a cera dos goleiros.

O fato aconteceu no dia 13 de abril, em um confronto com o Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Aos 34 minutos da etapa final, o goleiro do Floresta, Dalton, segurou a bola nas mãos por mais tempo do que o convencionado na nova lei. O árbitro Luiz Augusto Silveira Tisne, então não pestanejou. Ele  assinalou escanteio para o time gaúcho.

Após a cobrança, a bola ficou limpa para o atacante Willen Mota do time gaúcho, que aproveitou a chance e marcou o gol do Caxias. Placar final: 1 x 0 para a equipe da serra. (veja o lance).

fonte: x.com/QueJogadaQJ

Entenda a regra 

O protocolo para punição de goleiros que fazem cera foi alterado pela Fifa, pois antes estava previsto um tiro livre indireto contra o time infrator. Isso raramente foi assinalado. Por isso, com a mudança, se um arqueiro retiver a bola por mais de oito segundos o adversário terá direito a cobrar um escanteio.

A contagem tem como base em uma sinalização visual do próprio árbitro, que deverá iniciar uma “pressão” após o quinto segundo de posse.

Paysandu x Athletico, o primeiro jogo com a nova regra em ação

O duelo entre Floresta e Caxias resultou no primeiro gol diretamente causado pela infração, entretanto a primeira vez que a nova regra foi usada oficialmente aconteceu na partida entre Paysandu x Athletico Paranaense, válida pela Série B. Naquele confronto, o goleiro Mycael, do time do Paraná, segurou a bola por 13 segundos e acabou com escanteio. O lance, entretanto não resultou em gol.

Nova regra pode custar caro

O objetivo da nova diretriz da Fifa é dinamizar os jogos e punir de maneira mais dura quem faz antijogo, muitas vezes os próprios goleiros. Como ficou demonstrado no gol sofrido pelo Floresta pela Série C, pode custar muito caro para uma equipe se seus arqueiros não se adequarem à regra.