O América (MG) tem uma dura missão nesta terça feira à noite para avançar para a fase de grupos da Copa Libertadores. A equipe mineira enfrenta o Barcelona de Guayaquil no Equador e precisa da vitória para se clássicar.
No jogo de ida em Belo Horizonte na última semana as equipes empataram em 1 x 1 e quem vencer em Guayaquil avançará para a fase de grupos. Uma nova igualdade no placar forçará a cobrança de pênaltis para definir o classificado.
O Coelho jamais conseguiu a classificação para a fase de grupos do torneio mais importante do continente e na etapa anterior conseguiu uma virada épica sobre o Guarani no Paraguai e conseguiu a vaga nos pênaltis. Já o Barcelona de Guayaquil não teve dificuldade para superar o Universitário do Peru, vencendo os dois jogos.
A eliminação precoce do Campeonato Mineiro aumentou a pressão sobre o América, que este ano disputará mais uma vez a Série A do Campeonato Brasileiro. Para o confronto com o Barcelona em Guayaquil o técnico americano Marquinhos Santos tende a repetir a formação do jogo de ida, em Belo Horizonte.
O segundo jogo entre Barcelona e América Mineiro ocorrerá no Estádio Monumental de Guayaquil a partir das 21h30. O duelo será transmitido pela Conmebol TV e quem se classificar receberá US$ 3 milhões de premiação (cerca de R$ 15 milhões).