Messi e Mbappé fazem duelo à parte na grande final da Copa

0
273
Foto: FIFA

De um lado o maior ídolo argentino desde que Diego Maradona conquistou o mundo, consagrado pelo Barcelona e sete vezes eleito o melhor jogador do planeta. De outro um jovem que já foi campeão com sua seleção em 2018, mas ainda vislumbra maiores voos na carreira que está só começando. Lionel Messi e Kylian Mbappé farão um duelo à parte na grande final da Copa do Mundo do Catar neste domingo, em Doha.

Aos 35 anos, Messi já marcou mais de 750 gols na carreira pelo Barcelona e recentemente pelo Paris Saint Germain, no qual é companheiro do próprio Mbappé e do brasileiro Neymar. Além, é claro, dos muitos que já assinalou pela sua seleção.

Messi também já tem sete bolas de ouro como melhor jogador do mundo pela Fifa e conquistou nada menos que 35 títulos na carreira. Entretanto, craque portenho jamais conseguiu levar sua própria seleção a conquistar uma copa. No Catar terá, provavelmente, sua última chance.

Mbappé tem somente 23 anos e ainda muito tempo à frente de carreira. É sem dúvida a maior estrela da poderosa seleção francesa em uma equipe que tem muitos outros nomes de destaque e tenta o tricampeonato mundial, como a Argentina, mas o segundo em sequência. Ao contrário de Messi, Mbappé já tem uma copa no currículo, mas bem menos gols que o companheiro de PSG.

Mbappé ainda não foi eleito o melhor jogador do planeta pela Fifa, mas se sair do Catar campeã dificilmente isto deixará de acontecer na próxima escolha. Seria, é claro, um patamar mais alto na carreira ainda tão incipiente do ídolo francês.

Ambos os jogadores têm sido decisivos para suas seleções no atual mundial. Mbappé já marcou cinco gols e deu algumas assistências para seus companheiros. Messi tem o mesmo número de tentos e está desequilibrando os jogos a favor da Argentina. Um do dois poderá se isolar na artilharia no Catar, mas o mais importante é levar sua seleção ao título em 2022 e entrar para a eternidade com os deuses do futebol.

Em três jogos realizados entre as duas seleções a Argentina venceu dois e a França um, o mais recente, na copa da Rússia, quando Mbappé e Cia. bateram o time de Messi por 4 x 3 no que pode ter sido a melhor partida daquele mundial.

O confronto final entre as seleções de Lionel Messi e Kylian Mbappe pela Copa do Mundo do Catar acontece neste domingo, às 12 horas (horário de Brasília) em Doha. A Rede Globo de Televisão e o canal a cabo SporTV transmitirão o jogo ao vivo para todo o Brasil.