Brasil e Croácia duelam pelas quartas da Copa do Catar

0
43
Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil

Sexta-feira é dia de Brasil na Copa! A seleção canarinho encara a Croácia pelas quartas de final do Mundial do Catar em confronto que ocorrerá às 12 horas (horário de Brasília), no Estádio da Cidade da Educação, em Doha.

Apesar de os croatas serem os atuais vice-campeões do mundo, os brasileiros entram em campo como favoritos. O Brasil chegou às quartas de final depois de esmagar a Coreia do Sul por 4 x 1 com uma exibição de gala no primeiro tempo do jogo pelas oitavas de final.

A Croácia, por outro lado, teve de suar muito para avançar na última fase. A seleção europeia empatou com o Japão no tempo normal e na prorrogação e teve que conquistar a vaga nas cobranças de pênalti. Por isto, enfrentará o Brasil bem mais desgastada do que os sul-americanos.

Apesar do favoritismo e do desgaste do adversário, o técnico Tite sabe que deve ter cuidados defensivos, sem perder a força no ataque. Afinal, dos croatas há ótimos jogadores como Modric e Kovacic, costumado a grandes duelos internacionais. A Croáci, é claro, não chegou à final da Copa do Mundo da Rússia por acaso e merece respeito, segundo o treinador brasileiro.

A tendência é que pela primeira vez nesta Copa Tite repita a escalação da seleção. O treinador deverá manter Éder Militão, originariamente um zagueiro, na lateral-direita do time. O atleta ganhou a confiança de Tite quando teve de atuar fora de sua posição e permanecerá na lateral.

Desde que conquistou o mundial de 2002, organizado por Japão e Coreia do Sul, o Brasil só avançou para as semifinais de uma copa em 2014. Porém, poucos em nosso País querem lembrar que ao chegar na semifinal do torneio a seleção canarinho acabou humilhada pela Alemanha com uma impiedosa goleada de 7 x 1.

Os brasileiros têm sempre sido eliminados por seleções europeias nas fases de mata-mata. Chegou a hora, segundo a comissão técnica de vencer esta barreira e quebrar o incômodo tabu.

A princípio a Croácia não tem problemas para enfrentar o Brasil. O lateral Sosa, que teve uma virose, já está recuperado e voltará ao time contra os sul-americanos nesta sexta-feira.

A partida entre Brasil e Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar será transmitida ao vivo pela Rede Globo e pelo SporTV a partir das 11h45, para todo o País.