Seleção Brasileira tem de quebrar tabu para avançar na Copa

0
42
Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Na véspera do confronto com a Croácia pelas quartas de final do Mundial do Catar, vale lembrar que o Brasil precisará quebrar um incômodo tabu para avançar na Copa e chegar um pouco mais perto da conquista do tão sonhado hexacampeonato.

Os brasileiros não vencem uma seleção europeia em fases de mata-mata de copa do mundo há exatos 20 anos. A última vez que isto ocorreu foi justamente na conquista do pentacampeonato, em 2002, na final contra a Alemanha. Na época a seleção canarinho bateu os alemães por 2 x 0 com dois gols de Ronaldo e levantou a taça.

Desde então ocorreram cinco jogos em fases de mata-mata contra europeus, com cinco derrotas e o Brasil marcando somente três gols e sofrendo 15. Em 2006 a seleção canarinho perdeu para a França por 1 x 0 nas quartas de final, com gol de Zidane. Na copa seguinte o Brasil levou uma virada e saiu derrotado pela Holanda por 2 x 1, também nas quartas de final no Mundial realizado na África do Sul.

Em 2014, quando disputou a copa em casa, a vergonha que todo brasileiro gostaria de esquecer: derrota humilhante por 7 x 1 para a Alemanha na semifinal. Na disputa pelo terceiro lugar um novo insucesso. A seleção perdeu de 3 x 0, novamente para os holandeses.

Por fim, a trajetória de fracassos diante de europeus em mata-matas teve mais uma etapa contra a Bélgica em 2018. Os belgas venceram por 2 x 1 os comandados de Tite e mandaram os brasileiros para casa também nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia.

O confronto pelas quartas do Catar será contra a atual vice-campeã mundial, a Croácia, e o Brasil não tem outra opção a não ser quebrar o incômodo tabu de não vencer um europeu justamente quando isto é mais necessário.

O confronto com os croatas acontecerá nesta sexta-feira, às 12 horas (horário de Brasília), com transmissão direta para todo o Brasil pelos canais Globo e SporTV. É ficar na torcida por mais um triunfo da seleção canarinho no Catar!