Brasil enfrenta o Paraguai e jogadores deverão divulgar manifesto sobre a Copa América

0
16
Seleção Brasileira chega ao Paragua
Seleção Brasileira chega ao Paraguai para jogo das Eliminatórias da Copa (foto: Lucas Figueiredo / CBF)

O jogo do Brasil contra o Paraguai nesta terça-feira às 21h30, em Assunção, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, ficou um pouco em segundo plano por conta da polêmica relativa à Copa América, da qual o técnico Tite e os atletas participarão sob forte pressão do governo federal. 

O treinador – ameaçado até demissão por opor-se aos interesses da CBF e do presidente Jair Bolsonaro – e os jogadores deverão, inclusive, divulgar um manifesto com sua posição sobre a realização do evento no Brasil.

Convidados para uma reunião com Bolsonaro, todos os capitães de seleções participantes da Copa América recusaram tal oportunidade, demonstrando sua insatisfação com a realização de um evento deste porte em um País que tem ainda uma das maiores médias móveis de mortes em todo o mundo.

Mesmo assim, a copa deverá mesmo ocorrer, mas não sem que os atletas brasileiros demonstrem sua maior preocupação com a saúde e com o esporte, como países como a Argentina e a Colômbia – que renunciaram à organização da competição – demonstraram ter, mas não o governo brasileiro.  

Em relação ao confronto com o Paraguai, o Brasil entrará em campo bem tranquilo na tabela. A Seleção canarinho lidera as Eliminatórias com cinco vitórias em cinco jogos e quatro pontos de vantagem sobre a vice-líder Argentina. O Paraguai, por outro lado, está em quarto lugar com sete pontos, dentro da faixa de classificação paras a Copa, mas necessitado de uma vitória em casa para se firmar no pelotão dianteiro.

O afastamento do presidente da CBF, Rogério Caboclo, por denúncia de assédio sexual, também caiu como uma bomba na Seleção e Tite se esforça para tentar blindar os jogadores para que mantenham o foco na partida contra o Paraguai nesta terça-feira. 

O treinador teme que os atletas entrem em campo perturbados com tanta polêmica fora das quatro linhas. Em relação à escalação, Gabigol treinou entre os reservas nos últimos dias e deverá ceder a vez para Gabriel Jesus no comando do ataque.

O jogo entre Paraguai e Brasil pelas Eliminatórias será transmitida ao vivo pela Rede Globo de Televisão.