Azarão Borussia Dortmund tenta derrubar o Real Madrid, maior ganhador da Champions

0
130
Imagem: Uefa/Divulgação

Borussia Dortmund e Real Madrid decidem neste sábado às 16 horas (de Brasília) a Liga dos Campeões 2023/2024 em jogo único no tradicional Estádio de Wembley, em Londres. Os alemães lutam pelo bicampeonato e os espanhóis, maiores vencedores do torneio, querem a 15ª taça na história.

O adversário do poderoso time espanhol chega à final mais uma vez visto como um azarão. Desde o início da competição, quando fez parte de um grupo considerado muito difícil – com Paris Saint Germain, Milan e Newcastle -, mas ficou em primeiro na chave, o Borussia vem surpreendendo e eliminou outras fortes equipes pelo caminho. PSV da Holanda, Atlético de Madrid e, novamente, o PSG nas semifinais foram superados pelos alemães. Em 2013, também no Wembley, o Dortmund perdeu a taça para o Bayern, derrotado por 2 x 1 na decisão.

O Real Madrid, sempre considerado um dos favoritos no torneio no qual é disparado o maior vencedor, passou pela fase de grupo com folga, vencendo todas as partidas contra Napoli, Braga e Unon Berlin. Nas oitavas de final os merengues bateram o Leipzig e nas quartas o fortíssimo Manchester City nos pênaltis do segundo jogo. Por fim, os espanhóis passaram pelo Bayern de Munique nas semifinais e se garantiram em mais uma decisão, a 17ª de sua história.

Com força máxima para a decisão, o Borussia Dortmund perderá após o jogo um de seus grandes ídolos, Marco Reus. Ele participou da final perdida em 2013, também em Londres, e se despedirá do clube no confronto com o Real Madrid. O time alemão é comandado pelo técnico Edin Terzic.

Os merengues também estão com todo o seu estrelado elenco à disposição do treinador Carlo Ancelotti. Dois de seus atletas, o brasileiro Vini Jr. e Bellingham, são candidatos a ganhar a Bola de Ouro da temporada, o que demonstra mais uma vez a força de seu plantel.

A decisão da Champions terá a transmissão ao vivo para o Brasil pelos canais SBT e TNT a partir das 15h50 (horário de Brasília), direto do Estádio Wembley, em Londres. O árbitro da final será o esloveno Slavko Vincic, um dos mais experientes do continente europeu.