Mundial de Clubes de 2025 terá Palmeiras e Flamengo

0
200

Palmeiras e Flamengo já estão garantidos na edição renovada do Mundial Interclubes da FIFA que acontecerá em 2025. A Conmebol, entidade máxima do futebol na América do Sul, terá direito a seis vagas no torneio e com isto alviverdes e rubro negros deverão participar daqui a dois anos.

Quatro das vagas para o continente serão preenchidas pelos campeões da Copa Libertadores de 2021 a 2024, o que garante automaticamente a presença dos dois clubes brasileiros. O Palmeiras conquistou o torneio em 2021 e o os cariocas levantaram a taça no ano seguinte.

Os critérios  de classificação das duas vagas remanescentes ainda não estão definidos, mas o mais provável é que o ranking da própria Conmebol seja usado para a seleção, o mesmo deverá ocorrer em relação às demais confederações de futebol como a UEFA e a Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe), por exemplo.

O torneio internacional terá 32 participantes, com o continente europeu ficando com o maior número de participantes, 12 ao todo. A futura competição ainda não tem sede definida e deverá ser disputado a cada quatro anos, como ocorre no caso da Copa do Mundo, também organizada pela FIFA.

Em relação à UEFA, os classificados para o torneio serão os campeões da Champions entre 2021 e 2025. Com isto, Chelsea e Real Madrid, vencedores em 2021 e 2022, já estão com vagas asseguradas. A disputa do mundial reformulado e ampliado acontecerá nos meses de junho e julho de 2025.

Em 2023 o Mundial da Fifa, ainda com o atual formato, será disputado na Arábia Saudita, entre 12 e 22 de dezembro. No ano seguinte o Mundial terá a final realizada em um país neutro em relação à UEFA e as demais confederações de futebol.