A queda do Santos para a Série B pela primeira vez em sua história também causou estragos nos planos de vender alguns atletas de maior potencial para o exterior. Um deles é o atacante Marcos Leonardo, que chegou a ser sondado por alguns gigantes da Europa, mas pode até acabar ficando no clube, embora a diretoria não tenha desistir de negociá-lo.
O atleta fez uma boa temporada este ano, mas terminou o Brasileirão em baixa como o restante do elenco que entrará para a história como o do primeiro rebaixamento do Peixe. O próprio jogador já manifestou em mais de uma oportunidade seu interesse em se transferir para o futebol europeu.
A Roma chegou a negociar por algumas semanas a contratação do centroavante, mas o Santos não aceitou a proposta do clube italiano. Na época o Peixe esperava valorizar ao máximo o atleta e considerou baixa a oferta dos romanistas.
Depois da Roma, dois ingleses – Arsenal e Newcastle – também demonstraram interesse em Marcos Leonardo, mas nenhuma proposta oficial chegou à Vila Belmiro. O poderoso Real Madrid também sondou o atleta santista, mas da mesma forma não fez nenhum lance para ter o jogador.
A diretoria do Santos ainda não desistiu da negociação de um de seus principais jogadores para algum clube europeu e conta com os milhões que possam entrar nos combalidos cofres do clube paulista. Marcos Leonardo tem apenas 20 anos e muito potencial para crescer no exterior. O Peixe não pretende vender o centroavante por menos de 18 milhões de Euros, mas no momento a maior possibilidade em termos de transferência é que somente clubes do segundo escalação do Velho Mundo demonstrem interesse. Em 2023 Marcos Leonardo participou de 55 jogos com a camisa do alvinegro praiano e marcou 26 gols.