
Corinthians e Vasco iniciam nesta quarta-feira na Neo Química a decisão da Copa do Brasil deste ano. Além da vantagem de atuar em seu estádio, os paulistas contam com um retrospecto muito favorável em relação ao adversário.
Isto porque o Timão sustenta um longo tabu em relação ao Vasco em partidas em São Paulo. O último triunfo dos cariocas na capital paulista aconteceu em 2007, ano do rebaixamento do Corinthians para a Série B. Na ocasião os cariocas venceram por 1 x 0, com um gol de Alan Kardec.
JEJUM NA NEO QUÍMICA
O Vasco jamais venceu os corintianos na Neo Química Arena. A invencibilidade do adversário em São Paulo contabiliza 11 vitórias e três empates do Timão no duelo interestadual.
O estádio do Corinthians foi inaugurado em 2014 e na Neo Química os paulistas venceram sete partidas e empataram uma, em fevereiro de 2021, por 0 x 0, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
MATA-MATA
Em partidas de mata-mata a vantagem corintiana sobre o Vasco também é enorme. Em seis eliminatórias disputadas entre os dois clubes os paulistas levaram a melhor em cinco. A única vitória do Gigante da Colina aconteceu no Torneio Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer, em 1953. Portanto, há mais de 70 anos.
O jogo de ida será disputado hoje às 21h30, em São Paulo. A volta será no Estádio do Maracanã no domingo, às 18h30.
COMO AS EQUIPES CHEGARAM À FINAL
Tanto o Corinthians, comandado por Dorival Júnior quanto o Vasco de Fernando Diniz fizeram um mal Brasileirão este ano.
Enquanto o Timão terminou a Série A na 13ª posição, com 47 pontos, o Cruzmaltino ficou uma colocação abaixo, com 45.
As duas equipes se classificaram para a próxima edição da Copa Sul-Americana.
Na semifinal da Copa do Brasil corintianos e vascaínos não eram considerados favoritos e enfrentaram, respectivamente o Cruzeiro e o Fluminense. Ambos conseguiram avançar à decisão nas cobranças de pênaltis.
SERVIÇO
O jogo de ida da final da Copa do Brasil será transmitido ao vivo pela Rede Globo, SporTV e Premiere, a partir das 21h20. A transmissão será para todo o País, direto da Neo Química Arena, em São Paulo.
O jogo será apitado pelo gaúcho Rafael Klein. Seus assistentes serão Guilherme Dias Camilo (MG) e Rafael da Silva Alves, também do Rio Grande do Sul. No VAR estará Daniel Nobre Bins (RS).
O Corinthians luta pelo tetracampeonato da Copa do Brasil. A última conquista do Timão neste torneio foi em 2009. O Timão não tem desfalques, mas vários de seus atletas estão pendurados com dois cartões amarelos.
Por outro lado, o Vasco tenta o bicampeonato e levantou o troféu pela única vez em 2011. O time carioca não terá na decisão Lucas Piton, Jair, Adson e Paulo Ricardo, que estão lesionados.





















