
O que parecia impossível está prestes a se tornar realidade. Dado como virtual rebaixado, o Fortaleza segue em reação sensacional no Campeonato Brasileiro e poderá escapar da degola na rodada final.
O time cearense fez um jogo dramático contra o Corinthians na última quarta-feira na lotada Arena Castelão, em Fortaleza, e saiu do Z-4 depois de 27 rodadas. Com gols de Pochettino logo aos oito minutos a etapa inicial e Herrera aos 13 do segundo, o Leão bateu o Timão por 2 x 1 em clima de estádio pulsante.
André descontou para os paulistas aos 25 minutos da etapa inicial e o Corinthians começou a pressionar muito. Neste momento, então, apareceu a estrela do goleiro Brenno, que fez grande defesas e salvou o Leão. Uma delas nos instantes finis, verdadeiramente milagrosa.
REAÇÃO ÉPICA
A chegada do técnico argentino Martín Palermo ao comando do elenco mudou completamente o clima no Leão do Pici, que na ocasião estava afundado nas últimas posições e parecia conformado com o rebaixamento.
Palermo conseguiu motivar os atletas e alguns como Bareiro e Pochettino começaram a brilhar intensamente. Aos poucos o céu foi clareando e uma reação épica já estava a caminho.
INVENCIBILIDADE
Tão importante quanto deixar o Z-4 – a equipe agora é a 16ª colocada, com 43 pontos – um a mais que o Vitória, que abre a zona da degola -, é a campanha recente do Fortaleza. afinal, o tricolor cearense já está há nove partidas sem perder.
Nesta trajetória de recuperação o time bateu potências como o campeão Flamengo por 1 x 0 na Arena Castelão e o Bahia por 3 x 2 em plena Fonte Nova.
O Fortaleza também derrotou o Red Bull Bragantino fora de casa por 1 x 0 e o Atlético Mineiro na capital cearense pelo mesmo placar. Enfim, foram pontos preciosos, conseguidos em verdadeiras batalhas em campo.
ÚLTIMO DESAFIO
Para o ano do torcedor leonino terminar bem falta apenas uma batalha. Os guerreiros de Martin Palermo enfrentarão o Botafogo no próximo domingo no Estádio Nilton Santos. Não é adversário dos mais fáceis, além de ser uma costumeira “pedra no sapato” do Leão.
Entretanto, com o ritmo alucinante de muito espírito de luta e dedicação dos atletas, nada agora parece impossível. Se vencer o alvinegro carioca em seus domínios o Leão estará livre enfim da queda, mas isto também pode acontecer até se empatar, dependendo de outros resultados da rodada derradeira do Brasileirão de 2025.
MATEMÁTICA
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o risco de queda do Fortaleza é de 35%. Nada de exagerado para quem já esteve em situação bem pior.
Afinal, o Leão chegou a ter mais de 90% de probabilidade de rebaixamento. Agora, o “céu” da permanência na elite é logo ali, depois da esquina do duelo com o Botafogo no Rio de Janeiro.
Palermo e seus comandados já se preparam para mais uma batalha.



























