Bahia precisa quebrar tabu contra lanterna Sport

9
Arena Fonte Nova lotada com a torcida do Bahia
Foto: Site do Esporte Clube Bahia

Com o adversário na lanterna e já rebaixado há três rodadas, o Bahia terá de quebrar um tabu na quarta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O duelo começará ás 20 horas e o Tricolor de Aço precisa vencer para manter-se na briga por uma vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores.

O problema é que os baianos não vencem o Leão de Recife em edições da Série A desde 2018. Um jejum incômodo para os comandados do técnico Rogério Ceni, que mais do que nunca precisam superar a marca negativa.

Bet365 button
ÚLTIMA VITÓRIA

O último triunfo do Bahia sobre o Sport aconteceu no dia 5 de setembro de 2018, por 2 x 0, também na Fonte Nova, gols de Gilberto e Tiago Pagnussat. na ocasião o treinador do tricolor era Enderson Moreira.

Desde então as equipes já se enfrentaram cinco vezes pela Série A, com quatro derrotas consecutivas do Bahia e um empate. Lembrando que o Sport ficou de fora da elite nas edições de 2019, 2022, 2023 e 2024, quando obviamente os times não se enfrentaram na elite do futebol brasileiro.

No histórico geral, porém, a vantagem é do Tricolor de Aço. Em 62 partidas o Esquadrão venceu 26, perdeu 20 e empatou 16. Os dois clubes historicamente têm sido considerados as maiores forças do futebol nordestino. Porém, isto mudou nos últimos tempos com a ascensão de outros clubes como o Ceará e o Fortaleza, por exemplo.

BRIGA POR VAGA

Enquanto o Sport já está rebaixado e faz a pior campanha de sua história na Série A, o jogo da quarta tem muita importância para o Bahia. O Tricolor de Aço é o sétimo na classificação, com 57 pontos.

Os baianos estão brigando com o Botafogo – quinto colocado, com 59 pontos – e Fluminense, que tem 58, pela chance de entrar na próxima Libertadores já na fade de grupos.

Na rodada final o Bahia enfrentará o próprio Fluminense no Maracanã, em confronto direto pela vaga privilegiada na Libertadores. O tricolor de Salvador não tem tido um bom desempenho fora de casa, o que aumenta a necessidade de um triunfo sobre o Sport na quinta-feira na Fonte Nova.

Por isso, o técnico Rogério Ceni deverá enviar a campo sua melhor escalação contra o Leão rubro negro para, se possível, golear o adversário já rebaixado para a Série B do Brasileirão.