Em turbulência na temporada pelos maus resultados no Brasileirão, o Botafogo encara o Carabobo da Venezuela pela Taça Conmebol Libertadores nesta terça-feira fora de casa em busca de redenção. O time alvinegro conquistou o torneio no ano passado pela primeira vez em sua história, mas também não está bem na competição internacional em 2025. Carabobo x Botafogo acontecerá no Estádio Misael Delgado, em Valencia, a partir das 19 horas (de Brasília).
O Carabobo foi o único adversário que os brasileiros venceram até agora nesta edição da Libertadores. A equipe venezuelana não tem muita tradição em competições internacionais e está na lanterna do Grupo A, com somente um ponto. O alvinegro carioca, por outro lado, tem três e está na terceira posição na chave.
Os venezuelanos estrearam com vitória sobre o Metropolitanos na fase principal do campeonato nacional, mas na Libertadores tem tido sérios problemas defensivos, pois levou cinco gols nas três partidas que disputou e fez apenas um.
Sob o comando de Renato Paiva o Botafogo não vai bem nem na Libertadores nem na Série A. Nesta última competição, que também conquistou no histórico ano de 2024, o Glorioso não venceu nenhum jogo fora do Rio de Janeiro e nem sequer fez um gol nestas partidas. Na rodada passada, por exemplo, a equipe perdeu para o Bahia por 1 x 0 na Arena Fonte Nova, em Salvador. Paiva, perdido e ainda sem conseguir dar um mínimo padrão ao grupo, segue muito questionado pelos torcedores, que pedem insistentemente sua saída do comando.
Para o jogo de hoje o técnico do Carabobo, Diego Merino, promoverá o retorno do goleiro Lucas Bruero, que não enfrentou o Metropolitanos pelo Campeonato Venezuelano, que estava suspenso. De resto a escalação será a mesma que tem adotados em seus últimos compromissos pela liga nacional.
Renato Paiva terá mais um desfalque: o atacante Mastriani, com dores musculares, está vetado para o confronto na Venezuela. O time também já está sem Bastos, Barboza, Santiago Rodriguez, Savarino e Matheus Martins, todos contundidos. Jeffinho deverá começar como titular contra o Carabobo.
O confronto entre Carabobo e Botafogo pela quarta rodada da Libertadores terá a transmissão direta para todo o Brasil pelo canal ESPN a partir das 18h50 (de Brasília), direto de Valencia, na Venezuela. O trio de arbitragem será do Paraguai, com Carlos Paul Benitez Achar no apito, auxiliado por Milciades Saldivar e Eduardo Britos. No VAR está o equatoriano Franklin Andrés Congo Viteri.