
O Brasileirão-25 está de volta após cerca de um mês de paralisação para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, que ocorreu nos Estados Unidos. Neste sábado a bola voltará a rolar pelos gramados do País com quatro jogos programados. Quem são os favoritos e que clubes brigarão para não cair?
A pausa no campeonato nacional deu fôlego para os clubes brasileiros que participaram do torneio intercontinental, como Flamengo, Botafogo, Palmeiras, Fluminense e Cruzeiro, que retornam agora para a reta decisiva da Série A. Mas todos estes times podem ser incluídos na lista de favoritos na competição? Abaixo analisamos o retorno do torneio.
FAVORITOS AO TÍTULO
O Flamengo lidera o Brasileirão com 24 pontos e é apontado como um dos grandes favoritos para conquistar o título nacional, assim como já foi considerado favorito para o Mundial de Clubes, conforme pesquisa do Instituto AtlastIntel, que indicou 17,6% dos entrevistados apostando no Rubro-Negro para o título mundial.
O ex-zagueiro e campeão mundial Ricardo Rocha destacou Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo como os principais candidatos ao título do Brasileirão-25. O Flamengo, com um elenco recheado de talentos e novidades, busca manter a liderança e garantir mais um título nacional.
Além do Flamengo, o Palmeiras é outro clube tradicional que aparece forte na disputa, mesmo após alguns tropeços iniciais. Cruzeiro e Botafogo também são apontados como times que podem surpreender na reta final. O Botafogo, atual campeão brasileiro, tem mostrado evolução e, com um jogo a menos, pode se aproximar dos líderes caso vença suas partidas atrasadas.
QUEM VAI LUTAR PARA NÃO CAIR?
Na parte inferior da tabela, os maiores candidatos ao rebaixamento ainda não estão completamente definidos, mas times com elencos mais limitados e que sofreram muitas mudanças no elenco, como o Sport e Juventude – últimos na classificação -, enfrentam uma missão difícil.
O Juventude trouxe cinco reforços para a segunda metade da temporada, mas se desfez de nove atletas, o que pode impactar sua estabilidade e desempenho na competição.
Entre os times que devem brigar pelo meio da tabela e a busca por vagas em competições continentais, como a pré-Libertadores e a Copa Sul-Americana, estão clubes que mantêm elencos competitivos, mas que ainda precisam de regularidade.
Times como Bragantino, São Paulo e Corinthians – os dois últimos passando por problemas extracampo – estão nessa faixa intermediária, buscando somar pontos para alcançar os objetivos da temporada.
NOVIDADES
A janela de transferências trouxe movimentações importantes para alguns clubes que buscam fortalecer seus elencos para a disputa do Brasileirão e competições continentais.
- Botafogo: O atual campeão brasileiro terá dois reforços de peso: Álvaro Montoro e Arthur Cabral. No entanto, o clube perdeu jogadores importantes como Jair e Igor Jesus, que foram peças relevantes na campanha até aqui. Segundo o técnico do Botafogo, Davide Ancelotti, ele mesmo chegando ao clube agora, “a chegada de Montoro e Arthur Cabral traz mais qualidade e opções para o nosso meio-campo e ataque, mas precisamos ajustar a saída de Jair e Igor para manter o equilíbrio do time”.
- Juventude: O clube gaúcho apostou em cinco reforços para tentar fugir da zona de rebaixamento, mas também se desfez de nove atletas, o que pode gerar instabilidade. O diretor de futebol do Juventude comentou que “a reformulação do elenco visa dar mais competitividade, mas sabemos que o entrosamento será um desafio nas próximas semanas”.
- Flamengo: O Rubro-Negro carioca também tem novidades para a segunda metade da temporada, reforçando seu elenco com jogadores que podem fazer a diferença na briga pelo título. Entre as contratações recentes, destacam-se atletas que reforçam a defesa e o meio-campo, áreas que o clube buscava fortalecer para manter o ritmo intenso do calendário. O técnico do Flamengo, Filipe Luís, afirmou: “Estamos confiantes com os reforços que chegaram. Eles vão nos ajudar a manter a regularidade e a qualidade do nosso futebol até o fim da temporada”.
IMPACTO DA PAUSA PARA O MUNDIAL
A paralisação do Brasileirão para a disputa do Mundial de Clubes teve impacto direto no calendário e na preparação das equipes. Enquanto os quatro clubes brasileiros participantes do Mundial estavam nos Estados Unidos, os demais times aproveitaram para descansar, treinar e realizar amistosos de intertemporada.
Essa pausa também encurtou os períodos de férias e pré-temporada, o que pode influenciar no desgaste físico dos atletas no restante da temporada. O calendário do Brasileirão-25 prevê o término da competição para 21 de dezembro, com 38 rodadas e 380 jogos disputados.
CONCLUSÃO
A corrida pelo título, pelas vagas na Libertadores e Sul-Americana, e a luta contra o rebaixamento prometem ser intensas, especialmente após o recomeço da competição com o retorno dos clubes que participaram do Mundial de Clubes.
JOGOS DESTE SÁBADO NO BRASILEIRÃO-25
Vasco x Botafogo – às 18h30, na Arena Mané Garrincha, em Brasília
Flamengo x São Paulo – às 16h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro
Internacional x Vitória – às 16h30 no Beira-Rio, em Porto Alegre
Bahia x Atlético (MG) – às 21 horas na Arena Fonte Nova, em Salvador