Com quase 80 anos, técnico mais velho em atividade é escolhido o melhor da rodada na Série B

12
Aderbal Lana
Aderbal Lana/Foto: Amazonas F.C.

Às vésperas de completar 79 anos, mas firme e forte na lateral do campo, Aderbal Lana reestreou na carreira na atual temporada e levou o Amazonas à vitória sobre o Cuiabá pela Série B do Brasileirão no último dia dois.

Mais do que um simples triunfo, o resultado foi importante também por ter ressuscitado o “Lanismo”, nome que identifica um dos maiores ícones do futebol amazonense. Aderbal foi eleito o técnico da 35ª rodada da competição e devolveu a esperança aos torcedores da Onça Pintada.

Bet365 button
SITUAÇÃO DIFÍCIL

Apesar da vitória a situação do Amazona ainda é complicada. Afinal, o time da camisa amarela e preta da Região Norte ocupa a 18ª colocação na tabela, com 35 pontos. São três a menos que o Botafogo (SP), primeiro time fora do Z-4 da competição.

O próprio time paulistas será o próximo adversário da Onça Pintada – um duelo de vida ou morte para a permanência na Série B -, na segunda feira (19 horas) no estádio do adversário.

EMOÇÃO DE LANA

Conhecido no estado nortista como Mestre Lana ou “Velha Raposa”, Aderbal estava muito emocionado no final do jogo contra o Cuiabá. Os mato-grossenses inclusive ainda sonham com uma vaga na elite nacional no ano que vem, o que aumenta a importância do triunfo da Onça Pintada.

Lana não comandava uma equipe desde 2005, quando dirigiu a Anapolina (GO). Porém, quando todos já o julgavam aposentado, a “Velha Raposa” recebeu o convite para sentar no banco do Amazonas na reta final da Série B.

Ele é o técnico com mais títulos estaduais no País, nove ao todo, além de uma Copa Norte, um currículo de fazer inveja a qualquer profissional do ramo.

MATEMÁTICA

A matemática ainda é ingrata com o Amazonas no esforço de evitar a queda. Isto porque a probabilidade de rebaixamento é de 78,82%. Entretanto, este percentual era de mais de 94% antes da reestreia de Aderbal Lana com vitória sobre o Cuiabá.

Além do confronto direto com o Botafogo (SP) na segunda-feira, o Amazonas ainda enfrentará o lanterna Paysandu, já rebaixado, em Belém e o líder da Série B, o Coritiba, em Manaus.

Como o Coxa já pode entrar na última rodada com o título assegurado e bem relaxado, a Onça Pintada pode sonhar com a permanência caso tenha um bom resultado contra os paulistas.

BOM RENDIMENTO DE LANA

Em 2025, no comando do Amazonas, Aderbal Lana soma quatro vitórias, dois empates e somente uma derrota em sete partidas. Uma performance que já serviu para tirar sua equipe da vice-lanterna e aproximar-se da saída do z-4.

Contra o Cuiabá o técnico montou o time no esquema 4-4-2, com 53% de posse de bola e nada menos que 15 finalizações. Foi um futebol tão competitivo e de tamanha intensidade que Lana foi eleito como o treinador da 35ª rodada do torneio nacional.

A atuação da equipe deixou os torcedores tão entusiasmados em campo contra o Cuiabá que muitos gritaram “eu acredito!” no Estádio Carlos Zamith, local do jogo;.

Enfim, o “Lanismo” está de volta e sobrarão emoções para os amazonenses nas três rodadas que definirão o destino do Amazonas na temporada.