Ainda sem vencer no Brasileirão-25 e na zona de rebaixamento da competição, o Santos demitiu o técnico Pedro Caixinha e mira um alvo muito conhecido pela torcida do Peixe, o argentino Jorge Sampaoli, para assumir o comando do elenco no restante da temporada.
Os nomes iniciais da diretoria do clube paulista foram Tite e Dorival Júnior, coincidentemente os dois últimos treinadores da Seleção Brasileira. Entretanto, ambos recusaram o convite do Santos, que passou então a ter Sampaoli como prioridade em um momento delicado do Campeonato Brasileiro para o Alvinegro Praiano.
As negociações com o argentino já começaram e participou de uma reunião virtual com a diretoria santista. Embora nada de conclusivo tenha surgido de tal conversa, o interesse de Sampaoli em voltar ficou claramente demonstrado e os cartolas do Peixe estão muito otimistas com o retorno do treinador à Vila Belmiro.
Sampaoli treinou o Santos entre 2018 e 2019, quando levou o clube ao vice-campeonato brasileiro. Seu último trabalho foi na França, comandando o Rennes. Neste clube o técnico ficou apenas dois meses e disputou dez jogos, com três vitórias e dez derrotas. O argentino está morando no Rio de Janeiro e tem muita familiaridade com o futebol brasileiro. o trabalho mais recente de Jorge Sampaoli em terras brasileiras foi em 2023, no Flamengo.
O que pode ainda dificultar a chegada de Sampaoli à Vila Belmiro é seu temperamento difícil e problemas de e relacionamento que costuma ter com os atletas. Além disso, o treinador costuma cobrar muito em termos de contratações e o Santos no momento não dispõe de muitos recursos para investir em reforços.
O Santos vem de derrota para o Fluminense por 1 x 0 no Maracanã pelo Brasileirão. O time tem apenas um ponto em três jogos e está na 18ª posição, portanto na zona de rebaixamento da competição. No ano passado o time paulista disputou a Série B pela primeira vez em sua história e, obviamente, a torcida está preocupada com o baixo rendimento no início da Série A.