América e Atlético farão tira-teima na terceira final entre os clubes desde 2012

0
35
América vs Atlético

América e Atlético terão um verdadeiro tira-teima na decisão do campeonato mineiro de 2021. Clubes chegam pela terceira vez na década a uma final de estadual e até agora cada um conquistou o título uma vez desde 2012.

Em 2012 o Galo derrotou o Coelho empatou o jogo de ida por 1 x 1 e venceu o segundo por 3 x 0, levando a taça de maneira invicta. Na época o técnico Cuca também estava no comando da equipe alvinegra de Belo Horizonte.

Quatro anos mais tarde foi a vez do América bater o adversário na decisão. O Atlético, como na atual temporada, tinha a vantagem do mando e do empate no placar agregado, mas o time verde e preto venceu a primeira partida da final por 2 x 1 e empatou a partida de volta por 1 x 1, levantando a taça depois de 15 anos de jejum.

Os mesmos clubes também decidiram o Mineiro em 1999 e 2001, mais uma vez com um título para cada clube, demonstrando o equilíbrio entre americanos e atleticanos nas finais do estadual de Minas Gerais.

O Atlético também chega a uma impressionante marca: o alvinegro está pela 15º vez consecutiva na decisão do campeonato mineiro. O técnico atleticano Cuca já conquistou o torneio três vezes, duas com o arquirrival do Galo, o Cruzeiro, e uma com o próprio alvinegro. 

O técnico Lisca do América, que tem feito um ótimo trabalho no clube desde 2020 – quando a equipe chegou á semifinal da Copa do Brasil e obteve o acesso à Série A do Brasileirão – jamais conquistou um campeonato mineiro em sua carreira. 

A primeira partida da decisão será no Estádio Independência e o Atlético – que luta pelo bicampeonato -, por ter a melhor campanha na fase de classificação do torneio, decidirá “em casa”, no Mineirão, o título estadual com o América.