Suárez decide e Grêmio é hexacampeão gaúcho

0
256
Imagem: Divulgação

O Rio Grande do Sul mais uma vez é azul! O Grêmio derrotou o Caxias por 1 x 0 em sua arena e sagrou-se hexacampeão gaúcho, confirmando a supremacia no Estado mais meridional do Brasil. O grande destaque da partida foi o atacante uruguaio Luís Suárez, principal contratação do tricolor na temporada, que marcou de pênalti o gol da vitória.

O segundo jogo da final do Gauchão foi mais uma vez muito truncado, com o Caxias oferecendo muita resistência ao favorito Grêmio e até mesmo assustando em alguns momentos do confronto. Na partida de ida os dois times empataram em 1 x 1 no Estádio Centenário, na serra, e seguiram para o duelo em Porto Alegre em igualdade de condições para disputar a taça do estadual.

No primeiro tempo o time grená endureceu as ações e conseguiu se defender muito bem, chegando a irritar os jogadores do tricolor da capital, que não conseguiam dar prosseguimento às ações ofensivas. Visivelmente o Caxias entrou em campo para se defender e, se possível, conseguir um gol em contra-ataque. Os visitantes tinham eliminado o Internacional no Beira-Rio na semifinal usando a estratégia de segurar o rival e levar a definição para as penalidades.

No segundo tempo o Grêmio entrou muito mais focado e dominando totalmente as ações, dando pouca chance para a equipe da serra contra-atacar. Aos 19 minutos Luís Suárez sofreu pênalti, confirmado depois de consulta ao VAR e confirmação pela tecnologia. o próprio El Pistolero bateu com categoria no canto direito do goleiro adversário e marcou o tento da vitória.

Foi o sétimo gol de Suárez no campeonato, o décimo primeiro dele na temporada de 2023. Em 17 decisões que disputou por clubes ou pela seleção uruguaia o atacante marcou nada menos que 16 vezes. O atacante tem provado que o alto investimento do Grêmio em sua contratação tem compensado muito.

Depois do gol gremista a situação da partida e inverteu e foi a vez do Caxias de tentar pressionar, mas sem muito sucesso, enquanto o tricolor de Porto Alegre forçava nos contra-ataques. Num deles Suárez deu uma assistência sensacional para Lucas Silva aos 52 minutos da etapa final, que fez o gol. O tento, porém, foi anulado por ter o jogador do tricolor cometido falta no zagueiro do Caxias.

O jogo seguiu e o time da serra pressionou até o fim em busca do empate, mas sem conseguir seu objetivo. Diogo Barbosa do Grêmio e Spaniol do Caxias foram expulsos depois de uma confusão e o jogo enfim terminou com 59 minutos. Grêmio hexacampeão com méritos, com somente uma derrota em todo o estadual.