Formato do Campeonato Carioca para 2021 e 2022 agrada aos torcedores

0
24
Campeonato Carioca

Torcedores cariocas têm manifestado nas redes sociais sua aprovação ao novo modelo de disputa do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro para os anos de 2021 e 2022, aprovado por unanimidade pelos clubes em reunião realizada na Federação de Futebol do Estado do RJ.

Pelo novo modelo, bem mais simplificado e racional, 12 clubes se enfrentarão entre si em um turno único com 11 rodadas. Ao término da fase inicial os quatro primeiros colocados estarão classificados para fazerem as semifinais em jogos de ida e volta. Até a finalíssima serão necessárias apenas 15 datas.

Pelo que foi acertado na reunião da federação, a primeira rodada do Cariocão 2021 ocorrerá em 28 de fevereiro. Antes do início da fase com 12 clubes, porém, acontecerá uma “preliminar” com Cabofriense, Friburguense, Americano, América, Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa (estes últimos da divisão B1). Esta etapa se estende até 25 de fevereiro e definirá dois participantes do campeonato propriamente dito.

O antigo modelo, sepultado na reunião desta segunda feira na federação, era dos mais confusos do Brasil e os torcedores muitas vezes nem sequer entendiam a “lógica” da competição estadual. Com o novo formato para 2021 e 2021 as taças Guanabara e Rio ficam um pouco esvaziadas.

O campeão do primeiro turno (Taça Guanabara) será o time que fizer mais pontos no turno único e o título da Taça Rio ficará com o vencedor de um torneio que acontecerá entre as equipes que ficarem entre a quinta e a oitava posição (que não forem às semifinais), que decidirão em sistema de mata-mata.  

A mudança de formato agradou à maioria dos torcedores consultados. A única ressalva foi justamente o esvaziamento das taças Guanabara e Rio.