Brasil encara a Bolívia na estreia de Diniz na Seleção

0
117
Imagem: CBF/Divulgação

O técnico Fernando Diniz, de 49 anos, fará nesta sexta feira sua 14ª estreia na carreira, desta vez como interino da Seleção Brasileira. O jogo será contra a Bolívia no Estádio Mangueirão, em Belém, às 21h45, no início da caminhada nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante Neymar, recuperado de contusão, voltará ao time esta noite.

A avaliação da CBF é que a seleção canarinho não deverá ter dificuldade para garantir sua presença no próximo mundial. Com as mudanças promovidas pela Fifa, a América do Sul passou a ter direito a seis vagas na copa, o que tornou a missão dos brasileiros ainda mais facilitada.

Neste quadro, os principais objetivos de Diniz, que acumula o comando do Brasil com o do Fluminense, seriam a montagem de um grupo forte para os próximos anos e a reaproximação da seleção com a torcida brasileira depois dos últimos fiascos em copas e outros torneios. O interino preferiu convocar vários atletas experientes e alguns novatos como o goleiro do Botafogo Lucas Perri, chamado para a vaga de Bento, do Athletico (PR), cortado devido a uma contusão.

Neste ano o desempenho brasileiro nos amistosos tem sido abaixo da média. A seleção venceu apenas um dos três jogos que disputou e vem de derrota de 4 x 2 para Senegal. Sob o comando de Ramón Menezes somente uma vitória sobre a fraca Guiné. Ainda sem muito tempo para realizar treinamentos, Fernando Diniz apresentou alguns vídeos aos convocados para tentar familiarizar o grupo com suas ideias.

A Bolívia perdeu para o Equador e Panamá e empatou com o Chile na última Data Fifa. Trata-se de uma seleção muito fraca, que perdeu de 4 x 0 para os brasileiros no último confronto realizado entre as seleções, em La Paz. O principal nome do adversário de hoje é o atacante Marcelo Moreno, bem conhecido dos brasileiros. Em 32 partidas entre as duas seleções os canarinhos venceram 23, empataram quatro e perderam somente cinco.

A Rede Globo e o SporTV transmitirão o jogo de estreia da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa ao vivo para todo o País a partir de 21h35 direto do Estádio Mangueirão, em Belém. A arbitragem é toda do Paraguai, comandada por Juan G. Benítez, com Eduardo Cardozo e Milcíades Saldivar de assistentes. No VAR estará Carlos P. Benítez.

Prováveis escalações:

Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Raphinha, Rodrygo e Richarlison.

Bolívia: Carlos Lampe; Jairo Quinteros, Adrián Jusino e Marcelo Suárez; Diego Medina, Gabriel Villamil, Luciano Ursino, Victor Ábrego e Miguel Terceros; Jaime Arrascaita e Marcelo Moreno.