Em clima de crescente rivalidade e em meio a disputas judiciais entre os dois mandatários dos clubes, John Textor e Leila Pereira, Botafogo e Palmeiras entram em campo nesta quarta-feira, a partir das 21h30, para iniciar a disputa de uma vaga nas quartas de final da Taça Libertadores.
O jogo de ida das oitavas ocorrerá no Nilton Santos, que deverá mais uma vez estar lotado para um jogo do Botafogo pela Libertadores. O time cario está na liderança do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos, mas com uma partida amais que Fortaleza e Flamengo, seus mais próximos competidores. Apesar da boa posição, os comandados do técnico Artur Jorge atravessam um momento de instabilidade na competição, pois nos cinco últimos compromisso venceram apenas um, empatando dois e perdendo outros dois.
O Palmeiras está em quarto na Série A, com cinco pontos a menos que o próprio Botafogo, mas depois de uma fase de queda de rendimento, parece ter recuperado seus melhores momentos, com uma vitória e dois empates. A derrota para o Flamengo e eliminação da Copa do Brasil, entretanto, tornou a disputa da Libertadores ainda mais prioritária para o clube paulista.
Para o jogo de hoje Artur Jorge terá Tiquinho Soares à disposição, já recuperado de uma lesão no joelho. O atacante, porém, deverá iniciar o confronto no banco de reservas. Afastado do elenco, o lateral Damián Suárez será substituído por Mateo Ponte, o que preocupa os torcedores, que não tem muita confiança no jovem atleta.
No alviverde Abel Ferreira terá novamente Estevão, Felipe Anderson e Zé Rafael, que estavam de fora, mas já estão à disposição do treinador palmeirense. Dudu, Mayke e Richard Rios, por outro lado, ficarão de fora do duelo com o Botafogo no Rio de Janeiro pela Libertadores.
O uruguaio Esteban Ostojich será o árbitro da partida, auxiliado pelos compatriotas Nicolas Taran e Horacio Ferrero. No VAR estará outro representante da Federação Uruguaia, Cristian Ferreyra. O jogo terá a transmissão ao vivo da Rede Globo à partir das 21h20, direto do Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.