Média de idade do time do Palmeiras no Mundial é uma das menores da história

0
274
Jogadores do Palmeiras
Jogadores do Palmeiras (foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Um fato que chama a atenção na equipe titular do Palmeiras que entrará em campo neste domingo às 15 horas (horário der Brasília) para enfrenta o Tigres do México pelo Mundial de Clubes da Fifa é a juventude dos atletas.

A média de idade do time titular é de 26,4 anos. Entre os brasileiros que já disputaram o torneio desde 2005, quando teve sua primeira edição, apenas o Santos levou um grupo mais jovem que o comandado pelo técnico português Abel Ferreira, com uma média de 25,5 anos em 2011.

O próprio treinador palmeirense pode ser considerado bem jovem para o cargo. O ótimo técnico Abel tem apenas 42 anos e já conquistou seu primeiro torneio internacional ao bater o Santos por 1 x 0 na final da Libertadores realizadas no maracanã no dia 30 de janeiro.

Mesmo com um grupo tão jovem, o Palmeiras mais uma vez tem confirmado a idade não determina de antemão o sucesso ou fracasso de uma equipe. Os meninos do Palestra têm dado conta do recado e além de o clube ter conquistado a Libertadores, também levou o campeonato paulista de 2020 e está na final da Copa do Brasil contra o Grêmio.

Dos jogadores do elenco alviverde apenas o lateral-direito marcos Rocha e o atacante Luiz Adriano já tiveram a chance de disputar uma edição do Mundial da Fifa. Rocha estava no Atlético (MG) que perdeu para o Raja Casablanca em 2013 e não chegou à final e Luiz Adriano conquistou o torneio em 2006 com o Internacional. Eles, é claro, serão referências em campo para um grupo recheado de meninos que inevitavelmente podem sentir o peso de uma competição tão importante para a história do clube.

Não é novidade que um dos mais acalentados sonhos de todo palmeirense é poder comemorar um mundial de clubes, acabando com vez com a eterna e irritante piada repetida pelos rivais de que “o Palmeiras não tem mundial.”

A partida deste domingo no Catar será transmitida ao vivo pela Rede Globo e pelo SporTV para todo o Brasil. Se vencer, o Palmeiras aguardará o resultado de Bayern de Munique e Al-Shly, que se enfrentarão na segunda-feira, para saber com quem jogará na grande decisão do Mundial.