De rebaixado a sensação, Aston Villa brilha na Premier League

0
26
Aston Villa

Vencedor de sete edições do campeonato inglês ao longo de sua mais que centenária história – o clube foi fundado no distante ano de 1874 – o tradicional Aston Villa passou por um grande drama no meio da última década, quando caiu para a segunda divisão em 2015-2016. Depois de sofrer algum tempo, porém, se reergueu e na atual temporada disputa a ponta de um dos torneios mais difíceis e milionários do planeta.

Em 9 de julho de 2020 o Villa perdeu para o Manchester United por 3 x 0 em casa e completou dez jogos sem vencer pela Premier League, na vice-lanterna da competição e virtualmente rebaixado menos de cinco anos depois. No dia 26 do mesmo mês o time empatou com o West Ham fora de casa e acabou beneficiado com uma vitória do Arsenal sobre o Watford por 3 x 2, permanecendo na elite.

Nem o mais otimista torcedor do clube de Birmingham, porém, imaginaria que poucos meses depois o clube estaria em grande fase pela mesma competição na temporada seguinte, tendo goleado o atual campeão inglês, o Liverpool, por esmagadores 7 x 2!

  Campeão pela última vez em 1981/1982, o time manteve como treinador Dean Smith, investiu pesado e assegurou por mais algumas temporadas o habilidoso meia ofensivo Grealish, que quase deixou o clube. Para o gol trouxe Emiliano Martinez, que estava no Arsenal e o lateral-direito Matty Cash foi contratado junto ao Nottingham Forest.

Finalmente, a transformação do Villa de patinho feio em potência no futebol inglês também passa pela contratação para o ataque de Bertrand Traoré, ex-Chelsea e Lyon e Ollie Watkins, por 30,8 milhões de Euros. Estava montado o esquadrão dos sonhos dos sofridos torcedores!

Em quatro rodadas da Premier League apenas vitórias: 1 x 0 sobre o Sheffield United, 3 x 0 sobre o Fulham, os 7 x 2 sobre o Liverpool e no último domingo um duro, mas convincente triunfo sobre o  Leicester por 1 x 0 na casa do adversário, com gol no último minuto de jogo marcado por Barkley em forte e certeiro chute.

Com o resultado e os 100% de aproveitamento na Premier League, o Aston Villa é o único invicto da temporada no futebol inglês. Tem 12 pontos, um a menos que o líder Everton, mas com um jogo de desvantagem. Na próxima rodada enfrentará o Leeds em casa e a torcida começa a sonhar com voos mais altos.