Acordo entre a federação e o Estado garante 5ª rodada do Mineirão

0
38
Campeonato Mineiro

Um acordo entre a Federação Mineira de Futebol e a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais manteve a realização da próxima rodada do Mineirão 2021, a quinta da competição, que será iniciada nesta quinta feira (18) e prosseguirá no final de semana.

O Estado de Minas Gerais, como a maior parte do País, vive o pior momento da pandemia de coronavírus e o governador Romeu Zema resolveu colocar todas as cidades mineiras sob a bandeira roxa, a mais restritiva no combate à doença.

A princípio as competições esportivas, inclusive o campeonato mineiro, estariam suspensas por pelo menos 15 dias, segunda determinação do governador Zema. Entretanto, representantes da Federação Mineira de Futebol conseguiram convencer a Secretaria de Saúde a autorizar os jogos da próxima rodada.

Segundo os cartolas mineiros, o futebol no está seguindo rigorosamente os protocolos de segurança para evitar a contaminação de atletas e outras pessoas envolvidas nos confrontos do campeonato. As medidas, porém, poderão não ser suficientes para evitar a paralisação do Mineirão a partir do próximo domingo, quando haverá o clássico entre América (MG) e Cruzeiro no Estádio Independência, às 16 horas.

A Prefeitura de Belo Horizonte seguirá as determinações do Governo do Estado e a partir desta quarta-feira institui o toque de recolher das 20 às 5 horas. Por isso a partida entre Atlético (MG) e Coimbra, marcada inicialmente para a próxima sexta-feira, às 21h30, teve o horário alterado para as 17h30. O jogo entre Tombense e Patrocinense, agendado para as 18 horas de domingo, ocorrerá às 17 horas.

Uma nova reunião entre representantes da Federação Mineira de Futebol e a Secretaria Estadual de Saúde ocorrerá na próxima segunda feira, para decidir a paralisação ou não do campeonato de 2021. Dada a extrema gravidade da situação da pandemia no estado dificilmente a competição prosseguirá normalmente.