Começa nesta segunda a Copa São Paulo de Futebol Júnior

0
202
Foto: Divulgação

O maior torneio do futebol de base do Brasil começa nesta segunda-feira, reunindo 128 equipes que lutarão pelo título de uma competição que já projetou muitos talentos para o País e o mundo. Trata-se da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que terá a transmissão direta de várias partidas pelo canal SporTV.

Esta será a 53ª edição do torneio e a decisão acontecerá no dia 25 deste mês, data do aniversário do Estado de São Paulo. O atual campeão é o Palmeiras, que em 2022 levantou a taça pela primeira vez em sua história. O Verdão estreará na próxima terça-feira contra o Juazeirense. O Santos, vice-campeão na última temporada, iniciará sua participação contra o São Raimundo de Roraima na quarta-feira.

Como sempre, todos os jogos acontecerão em estádios espalhados pelo estado de São Paulo. O grande destaque do torneio em 2022 foi o palmeirense Endrick, que já ascendeu à divisão principal do alviverde e já está vendido ao poderoso Real Madrid. O fato demonstra mais uma vez como a Copa São Paulo, carinhosamente conhecida como Copinha, tem promovido ótimos jogadores ao longo da história.

Gabriel Martinelli, que tem sido um dos destaques do Arsenal, líder com folga da Premier League e foi convocado para a Seleção Brasileira na Copa do Catar, teve excelente participação na Copinha de 2019 e avançou rápido na carreira.

A Copa São Paulo é disputada em sete etapas. Na primeira, que irá até o dia 11 deste mês, as 128 equipes serão divididas em 32 grupos de quatro times cada. Os dois primeiros avançarão para a segunda fase e daí por diante a definição das vagas para as etapas seguintes ocorrerá em somente um jogo eliminatório.

O recordista de conquistas da Copinha é o Corinthians, que conquistou o torneio dez vezes. Em seguida vem o Internacional com cinco, mesmo número do Fluminense. São Paulo e Flamengo têm quatro títulos cada e Santos e Palmeiras três.