Paulista 2021 começa no próximo dia 28 e Palmeiras tem o favoritismo

0
47

O Brasileirão de 2020 já é passado e o maior campeonato estadual do País, o Paulistão, começará neste domingo (28) com uma série de jogos. O atual campeão, o Palmeiras, desponta como o maior favorito para levar mais uma vez a taça.

O Palestra não estreará junto com os demais concorrentes do Paulistão, pois no próprio dia 28 começará a decidir a Copa do Brasil do ano anterior com o Grêmio, em partida a ser realizada em Porto Alegre. O atraso se deu por causa da pandemia do Novo Coronavírus.

A estreia do Verdão será justamente contra seu maior rival, o Corinthians, no dia 3, às 19 horas, na Neo Química Arena. No último campeonato paulista o Palmeiras derrotou o Timão na final e quebrou uma série de 12 anos sem títulos. De quebra ainda evitou um inédito tetracampeonato estadual de seu mais tradicional adversário.

O alviverde desponta como um time que, além de ter um elenco mais forte, está mais entrosado e acostumado a disputar decisões. Antes de enfrentar o Palmeiras o Corinthians fará sua estreia no domingo contra o RB Bragantino em Bragança Paulista, partida que começará às 18 horas e certamente será das mais difíceis para o alvinegro de Parque São Jorge. Apesar de ter subido de produção após a contratação do técnico Vagner Mancini, o Corinthians fez um campeonato brasileiro apenas mediano e parece bem abaixo do rival do dia 3 tanto em termos técnicos quanto táticos. A rivalidade existente no derby paulista, porém, historicamente costuma recomendar cautela na hora de se escolher um favorito antes de a bola rolar.

Há quase nove anos sem qualquer título e 15 sem conquistar um Paulistão, o São Paulo chegou a ter bons momentos na última temporada, mas perdeu o pique e mesmo terminando o Brasileirão entre os quatro primeiros e assegurando uma vaga direta na fase de grupo da Libertadores, deixou um gosto amargo de “ quase” entre seus torcedores.

O elenco são paulino é no momento superior ao corintiano, mas ainda inferior ao palmeirense. O São Paulo também trocou de técnico – agora é Hernán Crespo – que precisará de um tempo para impor sua filosofia de jogo.

Com problemas financeiros e passando por um momento de austeridade, o Santos deverá manter sua base e não investir muito em contratações. Tem ótimas peças, como o sempre perigoso Marinho, e tem chances de chegar longe no Paulistão.

O Paulistão deste ano terá 16 clubes na fase inicial, divididos em quatro grupos, com oito se classificando para a próxima fase. Ao todo serão quatro fases com no mínimo 12 partidas e no máximo 16. A finalíssima está prevista para o dia 23 de maio.