Antes considerado retranqueiro, Guto Ferreira brilha no Ceará

0
50
Guto Ferreira
Guto Ferreira (foto: Pedro Chaves/FCF)

Um treinador antes considerado muito defensivo, Guto Ferreira vem fazendo um ótimo trabalho no Ceará e torcedores do clube estão tão satisfeitos com seu trabalho que já apelidaram o técnico de “Gordiola”, numa clara referência ao consagrado Pep Guardiola.

Guto chegou ao Vozão em março do ano passado para substituir Enderson Moreira, que rescindiu contrato com o Vozão para assumir o comando do Cruzeiro na Série B. Poucos diriam que a mudança seria tão positiva para o Ceará nos últimos meses.

Comandado pelo novo treinador o Ceará voltou do período de paralisação por causa da pandemia de Covid-19 e acabou conquistando a Copa do Nordeste, vencendo o Bahia em pleno estádio de Pituaçu, em Salvador.

A equipe assumiu protagonismo na Região Nordeste e logo deixou a zona de rebaixamento na qual permaneceu por algumas rodadas. Mas o alvinegro sob o comando do “Gordiola” quer mais: a meta agora que o time está na oitava colocação do Brasileirão é conseguir uma vaga na pré-Libertadores. 

O sonho cearense parece bem possível de se concretizar, pois o G-6 de acesso ao torneio continental poderá até se transformar em G-8 após as decisões da Copa do Brasil e da Libertadores. O próprio Guto Ferreira prefere não comentar a possibilidade de uma histórica classificação para a principal competição do continental. O treinador por enquanto fala de vaga na Copa Sul-Americana.

O Ceará de Guto é envolvente, tem uma defesa das mais sólidas e alguns atletas que têm se destacado a ponto de atrair o interesse de equipes das regiões Sul e Sudeste, como o Flamengo. O principal exemplo é o ídolo e artilheiro Vina, que a diretoria do Vozão quer a todo o custo manter no elenco. 

De qualquer maneira, a excelente campanha do Ceará no mínimo já tem servido para mudar a visão que muitos tinham sobre Guto Ferreira e credenciar o treinador para trabalhos em clubes mais ricos que o alvinegro de Fortaleza. A torcida do Vozão, é claro, espera que ele fique por muito tempo…