Uma ‘final antecipada’ no Maracanã

0
159
Flamengo vs Internacional

O formato de pontos corridos acabou com as grandes decisões no campeonato brasileiro, algo que muitos torcedores ainda lembram com saudosismo. Neste domingo, porém, Flamengo e Internacional farão no Maracanã, às 16 horas, uma inédita “final antecipada” na penúltima rodada do principal torneio nacional.

Pela primeira vez líder e vice-líder de uma edição da Série A do Brasileirão chegam na 37º rodada com a possibilidade de pelo menos um deles, no caso o Internacional, sagrar-se campeão do torneio por antecipação. 

O Colorado tem 69 pontos, um a mais que o Flamengo – atual campeão brasileiro – e, se derrotar o adversário no Rio de Janeiro levantará sua quarta taça. A última vez que o Internacional conquistou tal título ocorreu há 42 anos. Em 1979 a geração de ouro de Falcão, Figueroa e tantos outros conquistou o terceiro título nacional de maneira invicta, um feito jamais repetido na história.

Uma vitória do Flamengo ou um empate levará a definição do título para a última rodada, quando os gaúchos jogarão em Porto Alegre com um Corinthians já sem qualquer pretensão ou risco de rebaixamento e o rubro negro terá de encarar o São Paulo no Morumbi, com o tricolor paulista ainda tendo de assegurar pelo menos a vaga direta na Taça Libertadores deste ano.

Os donos da casa talvez não possam contar com o volante William Arão, que fraturou o segundo dedo do pé direito em sua residência. Ele chegou a ser relacionado, mas ainda passará por uma avaliação por parte do departamento médico do clube carioca.  Diego Alves e Thiago Maia seguem de fora, ainda se recuperando de lesão.

O Internacional não terá Victor Cuesta suspenso e o técnico Abel optou por enviar a campo uma zaga inédita com Zé Gabriel e Lucas Ribeiro. O clube deverá pagar ao Flamengo a multa contratual de R$ 1 milhão para poder escalar Rodinei, emprestado pelo próprio rubro negro.

O árbitro da partida será o paulista Raphael Claus, auxiliado por Marcelo Van Gasse e Neuza Inês Back, do mesmo estado. O árbitro de vídeo será o também paulista Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral. O jogo terá a transmissão direta pela Rede Globo, menos para São Paulo, e pelo canal Premiere para todo o Brasil.