Perda da invencibilidade expõe fragilidades do Palmeiras

0
28
Palmeiras demonstra fragilidades
foto: Cesar Greco

O Palmeiras ficou 20 jogos sem perder e ainda está próximo da zona de classificação para a Copa Libertadores – o alviverde ocupa a quinta posição na tabela, com 22 pontos, empatado com o Internacional, primeiro do G4. A equipe está classificada para a segunda fase da competição continental e poderá fechar a fase de grupos com a melhor campanha do torneio.

Mesmo com tais diferenciais, porém o Palestra não tem convencido a muitos torcedores, segue com dificuldades no ataque e sofreu na parte defensiva na derrota da noite desta quarta-feira para o Botafogo, clube que se mantém na parte de baixo da tabela.

Tudo bem que o Verdão jogou com as ausências de Weverton, Gustavo Gomez, Gabriel Menino e Viña, todos convocados para suas seleções, que terão compromissos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Mas os desfalques na noite desta quarta não justificam os sérios erros da defesa, que levou dois gols em poucos minutos do segundo tempo. Os zagueiros pareciam sonolentos e o Alvinegro carioca aproveitou-se muito bem.

Experiente, o técnico Vanderlei Luxemburgo fez algumas alterações, colocou o habilidoso Gustavo Scarpa em campo – não deveria nem ter começado no banco – e o Palmeiras começou a pressionar, mas sempre desordenadamente. Nem o gol de William Bigode facilitou as coisas na busca do empate e o time que ficou conhecido como “aquele que só empata”, acabou derrotado no Estádio Nilton Santos. O próprio William desperdiçou um pênalti que o goleiro Diego Cavalieri defendeu bem. Pior para o Verdão, que saiu do G4.

O próprio Luxemburgo reconheceu os problemas e pediu com urgência reforços à diretoria do Alviverde paulista. O Campeonato Brasileiro, segundo o comandante palmeirense, é longo e a disputa simultânea da Libertadores e possíveis convocações para as Eliminatórias dificultarão a caminhada do Verdão na Série A se o elenco não tiver mais peças de reposição. 

Na próxima rodada do Brasileirão o Palmeiras enfrentará o São Paulo no sábado, às 19 horas, em clássico marcado para o Allianz Parque, em busca de recuperação.