Situação de Vasco e Cruzeiro na Série B segue dramática

0
32
Foto: Rafael Ribeiro / Vasco
Foto: Rafael Ribeiro / Vasco

Entre os chamados gigantes da história do futebol brasileiro que amargam a Série B deste ano apenas o Botafogo tem dado mostra de que tem plenas condições de conseguir o acesso para elite. Enquanto isto, o coirmão carioca Vasco da Gama e o outrora estrelado Cruzeiro estão cada vez mais longe do regresso.

Com o empate de 1 x 1 entre vascaínos e cruzeirenses no último domingo no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, os dois clubes se complicaram ainda mais na Série B. de Acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os dois juntos têm menos de 5% de probabilidade de conseguirem o acesso à elite.

O Vasco ainda está mais vivo no campeonato, na décima colocação, com 34 pontos, sete as menos que o CRB, última equipe a compor no momento o G4. Como o Cruzmaltino tem um jogo a mais que os alagoanos, os cariocas terão de secar o time do Nordeste, que ainda jogará contra o lanterna Brasil de Pelotas, no Rio Grande do Sul. 

Segundo os matemáticos da UFMG, a chance de retorno do Vasco é de apenas 3% no momento, mas pode até mesmo ficar menor em caso de vitória do CRB na rodada.

A situação do Cruzeiro é ainda mais dramática. O time está há vários jogos sem derrota e tem apresentado um desempenho bem melhor desde que Vanderlei Luxemburgo assumiu como treinador. O problema dos mineiros, porém, é que têm empatado muito e seguem muito longe da faixa de acesso.

A equipe de Luxemburgo está em 13º lugar, dez pontos abaixo do quarto colocado e sua chance de acesso é mínima, 0,85% segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Para voltar à Série A em 2022, somente tendo um histórico desempenho de campeão.

Vascaínos e cruzeirense precisam urgentemente iniciar uma recuperação ao menos semelhante à do Botafogo desde que Enderson Moreira assumiu como treinador do alvinegro carioca. O Glorioso venceu todos os jogos do returno, conseguiu dez vitórias e um empate em 12 jogos e tem na era Enderson um aproveitamento superior a 95%.