Três clubes disputam vaga na elite na última rodada da Série B

0
40
Juventude, CSA e Avaí

Uma das mais disputadas edições da Série B nos últimos anos chega ao término nesta sexta-feira com três times lutando pela última vaga à elite do futebol brasileiro. Com América (MG), Chapecoense e Cuiabá já classificados, a disputa pelo quarto lugar está entre Juventude (RS), CSA (AL) e Avaí (SC).

A maior chance de classificação é do alviverde gaúcho, que ocupa no momento a quarta posição com 58 pontos e se vencer o Guarani em Campinas fica com a vaga. O time campineiro não vive um bom momento e embota não corra qualquer risco de rebaixamento à Série C, não vence há cinco jogos na competição. Dependendo de outros resultados, o Juventude poderá ficar com a vaga até mesmo se perder a partida. 

Logo abaixo dos gaúchos, com um ponto a menos, vem o CSA. Os alagoanos permaneceram por boa parte do torneio entre os quatro primeiros e com um pé na Série A, mas fraquejaram em diversas oportunidades e na última rodada empataram em casa com o Brasil de Pelotas em 1 x 1 e ficaram em posição desconfortável para o acesso. 

Agora o Azulão alagoano precisa vencer o Náutico fora de casa e torcer para que o Juventude não vença o Guarani. O clube pernambucano não tem mais pretensões na Série B, pois não tem chance de acesso nem corre mais risco de rebaixamento.

O Avaí é o último dos clubes inda com chance de ficar com a quarta vaga à Série A. O time catarinense foi um dos que mais investiu para a disputa da Série B em 2020, mas só se classificará se vencer o líder América (MG) no campo do adversário e o Juventude perder sua partida. Além disso, também terá de secar o CSA para que os alagoanos percam seu compromisso. 

Lembrando ainda que se houver empate entre o Avaí e um ou dois dos concorrentes, o Avaí ainda precisará superar uma grande desvantagem em saldo de gols, de preferência vencendo o forte América (MG) de goleada em Belo Horizonte. Enfim, uma missão quase impossível.

América e Chapecoense estão empatados em quase tudo na ponta da Série B. Ambos têm 70 pontos, com o mesmo número de vitórias e saldo de gols. O clube mineiro, porém, leva vantagem no número de gols marcados. Na última rodada a Chape enfrenta o Confiança (SE) em Santa Catarina.