As semelhanças e diferenças entre Flamengo e Fluminense, finalistas do campeonato carioca

0
44
Fluminense vs Flamengo

Pelo segundo ano consecutivo Flamengo e Fluminense disputarão a partir deste sábado (15) a final do Campeonato Carioca. Com a decadência de Botafogo e Vasco – ambos na Série B de 2021 – trata-se de uma final mais do que óbvia e entre os finalistas há muitas diferenças em termos de investimento e elenco, mas também semelhanças que já os credenciavam à decisão desde o início do estadual.

Para começar, ambos os clubes chegaram bem ao final do último Brasileirão. Enquanto o poderoso Flamengo – clube de maior poder financeiro do País na atualidade – conquistou seu segundo título consecutivo do maior campeonato do Brasil, o Fluminense fez, mesmo com suas limitações, uma excelente Série A e conseguiu a classificação para a Copa Libertadores deste ano.

Na competição continental ambos os clubes estão na liderança de seus clubes e deverão confirmar até com certa facilidade a classificação para as oitavas de final da Libertadores. Os dois times mantiveram as bases para a disputa da temporada e têm no elenco jogadores muito experientes que conseguem passar segurança aos mais jovens.

As semelhanças, porém, acabam aí. O Flamengo tem um elenco milionário e o mesmo técnico – Rogério Ceni – está no comando do grupo há sete meses. No tricolor Roger Machado foi contratado para esta temporada e tem feito um bom trabalho. 

O Flamengo está muito bem financeiramente e parece imune à crise financeira que tem devastado os clubes brasileiros como um furacão, agravada por um severo período de pandemia. O Fluminense não está tão ruim das pernas quanto Botafogo ou Vasco, por exemplo, mas ainda convive com a instabilidade financeira.

Apesar da grande diferença técnica em relação ao adversário, que disputará seu terceiro título consecutivo no estadual, o Fluminense tem sido uma “pedra no sapato” do Flamengo e venceu os dois últimos confrontos, por 2 x 1 de virada no Brasileirão e 1 x 0 no próprio Carioca, numa partida em que o rubro negro utilizou muitos atletas da base.

Apesar do óbvio favoritismo da equipe da Gávea há quem acredite que mais uma vez o clube das Laranjeiras poderá surpreender. Afinal trata-se de um Fla-Flu, clássico de muita rivalidade no qual o “Sobrenatural de Almeida” – personagem criado pelo saudoso tricolor Nelson Rodrigues – costuma vestir a camisa e entrar em campo. O combalido futebol carioca espera uma decisão à altura de tanta história!