Botafogo e Flamengo estreiam hoje no Carioca-2024

0
58
Foto; Vítor Silva/Botafogo

Começa nesta quarta-feira o campeonato que muitos consideram o “mais charmoso” entre os estaduais no Brasil. Com partidas de Botafogo e Flamengo, dois dos favoritos de sempre na luta pela taça, o Cariocão-2024 terá o pontapé inicial de uma competição que tem o Fluminense como o atual bicampeão.

Às 19 horas, no Estádio Nilton Santos, o Botafogo enfrenta o Madureira, tradicionalmente um dos “pequenos” que mais dão trabalho aos clubes de maior investimento. O último título estadual do alvinegro aconteceu em 2018, quando bateu o Vasco na decisão pelos pênaltis em confronto emocionante.

O Glorioso terá de se esforçar muito para reconquistar seus próprios torcedores, que ainda não “engoliram” o fiasco da equipe no último Brasileirão, quando chegou a lidera o torneio com 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e naufragou no segundo turno, terminando o nacional na quinta posição.

A base deste time que decepcionou foi mantida e o Botafogo fez poucas e pontuais contratações, nada que empolgasse seus torcedores, que esperavam muito mais de John Textor e sua SAF. Parece faltar ousadia ao mandatário alvinegro para que enfim o clube conquiste títulos importantes.

O Flamengo também teve um 2023 de pesadelo. Clube com elenco mais caro do País e com atletas de ponta, o rubro negro não conquistou nada no ano passado e, para 2024, trouxe o meia De La Cruz, pagando R$ 80 milhões ao River Plate. Embora ainda esteja tentando mais alguns reforços como Luiz Henrique, Viña e Léo Ortiz, o clube da Gávea ainda segue em ritmo lento em termos e contratações.

Um dos principais nomes do Flamengo para a temporada, aliás, está no banco. O técnico Tite, ex-Seleção Brasileira, saiu de seu período de descanso após comandar os canarinhos por alguns anos, e acertou o ingresso no rubro negro ainda no final de 2023. Espera-se que sua experiência possa ajudar na conquista das taças que sumiram da Gávea no ano passado.

O rubro negro estreará no Carioca-24 contra o Audax Rio às 21h30 na Arena da Amazônia, em Manaus, que provavelmente estará lotada para assistir ao clube mais popular do Brasil. O duelo terá a transmissão ao vivo para todo o País pelas TVs Globo e Bandsports