Grêmio tenta o hexacampeonato gaúcho contra o Caxias

0
231
Imagem: Divulgação

Após o empate em 1 x 1 no jogo de ida no Estádio Centenário, na serra, Grêmio e Caxias disputam neste sábado a segunda e decisiva partida da final do Campeonato Gaúcho de 2023. O duelo ocorrerá na arena gremista, às 16h30, e o Imortal luta pelo hexacampeonato estadual, algo que não ocorre desde 1990.

Para levantar a taça os clubes têm de vencer a partida. Um novo empate na disputa levará a decisão para a cobrança de pênaltis. Para chegar a final o time da capital superou o Ypiranga na semifinal, perdendo o jogo de ida e vencendo na arena no tempo normal e depois nas penalidades.

O Caxias também avançou nos pênaltis na última fase, tendo eliminado o poderoso Internacional em pleno Beira-Rio. Trata-se de uma equipe com uma defesa muito bem montada e segura e forte nos contra-ataques. O time da serra tenta seu segundo título gaúcho na história. O primeiro aconteceu no ano 2000.

O retrospecto do Grêmio em casa na atual temporada é muito bom. Comandado pelo atacante uruguaio Luís Suárez, o Imortal venceu os oitos jogos que fez em sua arena em 2023. Por outro lado, o Caxias está invicto atuando como visitante no Gauchão. Os grenás jogaram seis vezes longe da serra, venceram um e empataram cinco.

No no título conquistado há 23 anos, o Caxias venceu justamente o Grêmio, na época ainda no Estádio Olímpico. Por isto, o atual técnico gremista, Renato Portaluppi, pede o máximo de concentração e respeito ao adversário por parte de seus comandados. Manter a supremacia no estado depois de ter passado o ano passado na Série B do Campeonato Brasileiro é uma prioridade para o clube tricolor de Porto Alegre.

A única dúvida de Renato para a decisão é Kannemann, que não participou de alguns treinos ao longo da semana por estar com um desconforto muscular. Por outro lado, Carballo retorna, já recuperado de uma virose. A provável escalação do Imortal para tentar o hexacampeonato é a seguinte: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini e Reinaldo; Villasanti, Carballo, Bitello, Cristaldo e Vina; Suárez.

No Caxias o técnico Thiago Carvalho terá a volta de Vini Guedes, que ficou de fora do jogo de ida da decisão por estar suspenso. Wesley, Ronald e Pedro Cuiabá também não atuarão por força contratual, por estarem emprestados do Grêmio. A equipe grená deverá entrar em campo com a seguinte formação: Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Fernando e Dudu Mandai; Marlon, Vini Guedes, Peninha, Diego Rosae Jean Dias; Eron

A RBS transmitirá a decisão ao vivo, direto da Arena do Grêmio, a partir das 16h15. O árbitro da partida será Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Jorge Eduardo Bernardi.