Leão do Bonfim retorna à principal divisão do estado e Galo luta pelo tricampeonato mineiro. Duelo é um dos mais antigos de Minas Gerais 

0
68
Vila Nova

O Atlético (MG) inicia a caminhada no Estadual nesta quarta-feira às 19 horas em Nova Lima enfrentando o Vila Nova, um de seus mais antigos adversários em Minas Gerais. Um duelo que já decidiu campeonatos e por décadas foi considerado um clássico que ficou muito mais esvaziado com a decadência do Leão e a supremacia do alvinegro da capital. 

Fundado em 1908, o Vila Nova tem, segundo as mais recentes pesquisas, a maior torcida do interior de Minas Gerais. O clube tem em sua galeria de troféus um título do Campeonato Brasileiro da Série B, conquistado em 1971, quando o Atlético foi campeão da divisão principal. O Vila também já conquistou cinco estaduais, o último deles em 1951. Antes havia conquistado um tetracampeonato de 1932 a 1935, uma era de ouro para o Leão. 

O Galo também surgiu em 1908 e, além de atual bicampeão, detém o recorde de títulos mineiros, com 46 conquistas, oito a mais que o Cruzeiro. O Atlético tem um dos melhores elencos do País e também conquistou o Brasileirão e a Copa do Brasil em 2021.

O confronto entre Vila Nova e Atlético completa 110 anos nesta temporada e há exatos 70 anos o Leão impediu um tricampeonato do Galo. Na época os dois clubes dominavam o futebol mineiro e faziam o maior clássico do estado. 

O jogo desta quarta feira ocorrerá no Estádio Castor Cifuentes, conhecido como Alçapão do Bonfim, em Nova Lima. Mesmo com o Vila jogando em casa, o clube de capital é o franco favorito. Além da enorme diferença entre os elencos, Leão está regressando este ano ao Módulo I do Campeonato Mineiro e nem de longe é a potência dos anos 30 e início dos 50.

O duelo entre Vila Nova e Atlético em Nova Lima será transmitido ao vivo para Minas Gerais pelo Canal Premiere.