Pentacampeonato do Fortaleza confirma hegemonia no Ceará

0
436
Imagem: Divulgação/Fortaleza

Como muitos costumam repetir em momentos como este: foi “barba, cabelo e bigode”. O Fortaleza conquistou o pentacampeonato cearense, título ainda inédito para o Leão do Pici, e igualou a maior conquista no âmbito estadual de seu arquirrival Ceará. De quebra, ainda desempatou a luta, palmo a palmo, dos dois clubes mais populares de terras cearenses pela supremacia no histórico de títulos. Agora o tricolor tem 46 e o Vozão um a menos.

O bom técnico argentino Juan Pablo Vojvoda conquistou sua quarta taça desde que chegou ao Leão. O futebol cearense tem evoluído muito nos últimos anos. Após uma reorganização administrativa, ganharam protagonismo na Região Nordeste, superando em alguns momentos baianos e pernambucanos, e começaram a participar de torneios internacionais como a Libertadores e a Copa Sul-Americana.

No último final de semana o Leão empatou em 2 x 2 com o maior rival, com um gol ao apagar das luzes e levantou mais uma vez a taça. No jogo de ida o tricolor tinha batido o Ceará por 2 x 1, por isto entrou na finalíssima com a vantagem do empate. Curiosamente, antes de chegarem à decisão, o Vozão tinha vencido o Fortaleza em duas oportunidades na atual temporada e parecia mais inteiro para quebrar a série vitoriosa da equipe do Pici.

O Vozão se orgulhava de ser o único pentacampeão estadual. Agora não é mais e ainda terá de lutar muito para que o Leão não chegue à sexta conquista no próximo ano. O Ceará ainda viu o maior rival chegar ao 46º título de sua história, um a mais que o próprio Ceará, confirmando assim a supremacia atual e ao longo das décadas do superclássico cearense.

A Verdade é que o Fortaleza de hoje dá à sua apaixonada torcida bons motivos para sonhar com maiores voos nacionais ou não. Tem um ótimo técnico, bons jogadores, uma diretoria afinada com os torcedores e organização financeira. O Leão urra mais alto e força passagem no cenário nordestino e nacional.