Vasco e Botafogo fazem clássico da reconstrução em São Januário

0
46
Vasco vs Botafogo

O confronto entre Vasco e Botafogo, um dos mais tradicionais do futebol carioca, já foi muitas vezes chamado de Clássico da Amizade, pelo bom relacionamento entre suas diretorias e torcedores, ou alvinegro. Na partida deste domingo às 18 horas no Estádio de São Januário, porém, poderia ser denominado “Clássico da Reconstrução” de dois dos principais clubes do País. 

Ambas as equipes foram rebaixadas para a Série B na temporada passada e estão com diretorias que assumiram o clube bem recentemente e têm por meta a restruturação e o retorno à elite do futebol brasileiro o mais rapidamente possível.

No Vasco Jorge Salgado foi eleito presidente em novembro do ano passado, ainda na disputa do trágico Brasileirão que culminou no quarto rebaixamento do Cruzmaltino em sua história. Alexandre Pássaro assumiu a diretoria executiva do clube e a diretoria trocou Vanderlei Luxemburgo por Marcelo Cabo como treinador.

No Botafogo Durcésio Mello tornou-se presidente também em novembro de 2020 e muitas mudanças já começaram a ocorrer no clube de General Severiano. Houve trocas no departamento médico, Marcelo Chamusca assumiu como técnico trazido pelo novo diretor de futebol, Eduardo Freeland. Também está prevista a chegada de um CEO para tentar reorganizar as finanças da instituição, uma das mais que mais devem em todo o Brasil.

Em termos de contratações, o Botafogo já contratou nove jogadores – contando o retorno do argentino Joel Carli – e despediu muitos outros que não interessavam a Marcelo Chamusa na montagem do elenco. O Vasco ainda não contratou muitos atletas como o rival deste domingo, mas dispensou vários que atuaram na temporada passada. 

No atual campeonato carioca o alvinegro de General Severiano está em melhor situação, com cinco pontos em três jogos, enquanto o Cruzmaltino tem apenas um ponto e já perdeu dois compromissos para times de menor projeção no Estado. 

Na Copa do Brasil o Botafogo avançou com facilidade para a segunda fase com uma vitória de 5 x 0 sobre o Moto Club em São Luís. O Vasco também se classificou, mas com um suado empate de 1 x 1 com a Caldense (MG).

A partida entre Vasco e Botafogo será transmitida ao vivo pelo pay-per-view nas operadoras claro/Net, Vivo e Sky.