Argentina e Colômbia, os dois melhores times da atual edição da Copa América, decidem o torneio neste domingo às 21 horas (de Brasília) no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. A equipe de Messi, atual campeã do mundo, luta também pelo bicampeonato do continente. Os colombianos, capitaneados por James Rodriguez, tentam repetir feito de 2001 e levantar a taça pela segunda vez em sua história.
Sob a batuta do técnico Lionel Scaloni a Argentina vive grande fase. Após conquistar a última edição da própria Copa América, Messi e Cia. conquistaram o tão sonhado título da Copa do Mundo em 2022 e chegaram ao torneio dos Estados Unidos como grandes favoritos. Para se garantirem em mais uma decisão os portenhos venceram quatro partidas e empataram uma.
A Colômbia tem sido a grande sensação da Copa, com o ataque mais positivo, com 12 gols. Os colombianos também venceram quatro jogos e empataram com o Brasil na fase de grupos por 1 x 1, dominando a partida e se garantindo na primeira posição da chave. Com isso, enfrentaram o Panamá na primeira etapa dos mata-matas e golearam por 5 x 0. Na semifinal o time do técnico Néstor Lorenzo, invicto há 28 jogos, bateu o Uruguai por 1 x 0 mesmo tendo de atuar com um jogador a menos por todo o segundo tempo. Com James Rodriguez mais uma vez em grande forma, a seleção entra na decisão com grande motivação para quebrar o jejum de títulos que já dura 23 anos.
No duelo de hoje um dos ídolos argentinos na última década, o veterano Di Maria, que ainda não tem a escalação garantida, fará sua despedida da seleção. Ele fez o gol da vitória da Argentina no título da Copa América de 2021, quando os portenhos superaram o Brasil na final.
Na Colômbia tudo é empolgação e tem sido difícil segurar a euforia que tomou conta os atletas da seleção. O presidente colombiano, Gustavo Prieto, já avisou que não haverá trabalho nas repartições públicas do país na segunda-feira caso o time de James Rodriguez levante o sonhado troféu.
A final da Copa América de 2024 entre Argentina e Colômbia terá a transmissão ao vivo para todo o Brasil pela TV Globo e o canal SporTV a partir das 20h50, direto de Miami, nos Estados Unidos. O brasileiro Raphael Claus terá a responsabilidade de apitar a decisão, auxiliado pelos compatriotas Rodrigo Corrêa e Bruno Pires. No VAR estará Rodolpho Toski, também do Brasil.