Brasil e Uruguai duelam pelas oitavas da Copa América no primeiro mata-mata de Dorival

0
247
Dorival Júnior
Dorival Júnior (foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

No primeiro mata-mata do Dorival Júnior desde que assumiu o comando da seleção canarinho, o Brasil enfrenta o Uruguai neste sábado às 22 horas (de Brasília) pelas oitavas de final da Copa América. O confronto acontecerá no Estádio Allegiant, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O Brasil ainda não perdeu com Dorival no banco, mas não tem feito boas apresentações na Copa América, tendo empatado com Costa Rica e Colômbia na fase de grupos e vencido somente o Paraguai por 4 x 1. Contra os colombianos, por exemplo, os brasileiros contaram com a sorte para não saírem derrotados. Com isto, nossa seleção ficou em segundo lugar no Grupo D e hoje terá de enfrentar o forte Uruguai nas oitavas.

Os uruguaios estão em grane fase e se classificou em primeiro em seu grupo, com 100% de aproveitamento, ganhando de Panamá, Estados Unidos e Bolívia, com nove gols prós e apenas um sofrido.

Em toda a história a vantagem neste clássico sul-americano é do Brasil, com 38 triunfos. O Uruguai venceu 21 e houve 20 empates. Pela Copa América, porém, há equilíbrio, com nove vitórias para cada lado e oito empates. Em relação ao desempenho no torneio entre seleções do continente os uruguaios são recordistas de títulos, com 15 conquistas, ao lado da Argentina, atual campeã. O Brasil levantou o troféu em nove oportunidades.

Para o duelo de hoje em Las Vegas Dorival Júnior não terá sua principal estrela. Vinícius Júnior está suspenso por ter recebido dois cartões amarelas. Bastante questionado por suas exibições abaixo da média nesta Copa América, Vini poderá dar a primeira chance a Endrick de começar como titular.

No Uruguai o técnico Marcelo Bielsa tende manter a base que passou às oitavas de final vencendo todos os adversários. Arrascaeta começou a Copa América como titular, mas perdeu a vaga para seu companheiro de Flamengo, De La Cruz. Luís Suáerez começará no banco contra o Brasil.

A partida entre Brasil e Uruguai pelas oitavas de final da Copa América terá a transmissão ao vivo pela Rede Globo e o Canal SporTV a partir das 21h50, direto de Las Vegas. O juiz do jogo será o argentino Dario Herrera, auxiliado por Juan Belatti e Cristian Navarro, também da federação portenha. No VAR estará o mexicano Guillermo Pacheco.