Copa América de 2024 terá seleções de todo o continente

0
253
Imagem: Divulgação

Com o objetivo de promover o futebol em todo o continente e em preparação para a Copa do Mundo de 2026, que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá, a Conmebol e a Concacaf chegaram a um acordo histórico para a realização da Copa América no ano que vem.

O evento terá representantes das três Américas – seis do da parte setentrional do continente e do Caribe, além das tradicionais seleções sul-americanas como o Brasil e a atual campeã do mundo, a Argentina de Lionel Messi e Ángel Di Maria.

Um comunicado da Conmebol enfatiza que o acordo apoiará as equipes nacionais masculinas na preparação para o próximo Mundial, através de uma Copa América ampliada em 2024. Assim, é bem possível Unidos e o México estejam presentes no evento do ano que vem.

Além da Copa América ampliada, a Conmebol planeja um torneio interclubes com início previsto para o início de 2024, com os dois melhores de cada região. Seria uma competição curta com uma sede única, para facilitar o calendário dos países.

O acordo também abrange o futebol feminino. Um torneio feminino será disputado por Brasil, Argentina, Colômbia e Paraguai, além de oito seleções da confederação norte-americana. A princípio este torneio começaria em maio de 2024, nos Estados Unidos.

O continente americano está novamente em alta no futebol mundial com a conquista da Copa pela Argentina, primeira seleção da região a levantar a taça desde 2022, quando o título mais cobiçado do futebol no planeta ficou com o Brasil. Foi a quinta conquista da seleção canarinho em sua história.