Enfim chegou um dia muito especial para os torcedores dos dois maiores clubes do Estado do Ceará. Nesta quinta-feira às 21h30, na Arena Castelão, Ceará e Fortaleza se enfrentam na segunda partida da terceira fase da Copa do Brasil, no que muitos consideram o mais importante Clássico-Rei de uma história já centenária.
No primeiro confronto pelo torneio, na última semana, os times empataram em 1 x 1 e se mais uma vez não houver um vencedor a decisão irá para a cobrança de pênaltis. A expectativa para o confronto é muito grande e quem se classificar receberá um prêmio de R$ 2,7 milhões.
A presença do Vozão e do Tricolor do Pici na terceira fase, com pelo menos um deles avançando para as oitavas de final da Copa do Brasil, comprova o crescimento do futebol cearense nos últimos anos, conquistando títulos no Nordeste e fazendo bonito em torneios nacionais, incluindo a Série A do Brasileirão.
O Fortaleza chega para o jogo de volta em um melhor momento que o arquirrival. O tricolor está há 17 jogos sem derrota, começou arrasador no Brasileirão – inclusive goleando impiedosamente o forte Internacional por 5 x 1 também na Arena Castelão – e seu treinador, o argentino Juan Pablo Vojvoda, ainda não perdeu desde que assumiu o Leão.
Vojvoda comandou o tricolor em oito jogos, com seis vitórias e dois empates. Além disso, o Fortaleza tem o ataque mais positivo da Série A nas duas primeiras rodadas. O estilo extremamente ofensivo tem sido uma característica do Leão na temporada.
O Ceará perdeu seu último compromisso pelo Brasileirão por 3 x 1 para o Santos. Além disso perdeu a decisão da Copa do Nordeste para o Bahia e o Campeonato Cearense para o próprio Fortaleza. Uma vitória contra o maior rival nesta quinta-feira significaria a redenção para os comandados do técnico Guto Ferreira.
O único desfalque do Fortaleza é o zagueiro Marcelo Benevenuto, que já atuou na Copa do Brasil pelo Botafogo e segundo o regulamento não pode jogar a competição por outro clube. O Ceará não terá o zagueiro Messias e Luiz Otávio, Pedro Naressi e Lima são dúvidas, por estarem se recuperando de lesões.
O clássico será transmitido ao vivo pelo SporTV e pelo Canal Premiere.