Promessa de bom jogo nesta quinta-feira às 16 horas (horário de Brasília) no Estádio Internacional Khalifa pelo Grupo E da Copa do Mundo do Catar. De um lado a Seleção da Espanha precisando somente de um empate para passar às oitavas de final, de outro o Japão, que precisa vencer para assegurar uma vaga sem depender do resultado do outro confronto da chave, entre Alemanha e Costa Rica, no mesmo horário.

Na última partida os espanhóis não conseguiram repetir a atuação de gala da estreia, quando golearam os costarriquenhos por 7 x 0. Na rodada seguinte a Fúria empatou em 1 x 1 com a Alemanha, em um empate com sabor de vitória, tal a superioridade do adversário em campo.

No momento os espanhóis lideram o grupo com quatro pontos e tem o ótimo saldo de sete gols a favor. Um simples empate com o Japão garante a classificação, mas não a primeira colocação, que poderá ficar com a Costa Rica, caso esta seleção derrote a Alemanha.

Aos japoneses é preciso vencer os espanhóis para assegurar a classificação às oitavas de final. Entretanto, mesmo com um empate com a seleção europeia o Japão poderá se classificar caso alemães e costarriquenhos empatem seu duelo no mesmo horário no Catar.

Apesar de precisar de vitória para se garantir nas oitavas e ainda acabar o grupo na liderança, a tendência é que o técnico do Japão, Hajime Moriyasu, envie a campo uma formação com mais força defensiva, pois o ataque espanhol é dos mais perigosos e eficientes da Copa do Catar. Endo e Sakai, que saíram de campo lesionados na última rodada do grupo, ainda são dúvidas para o confronto desta quinta-feira à tarde.

Já com a classificação bem encaminhada, o técnico da Espanha, Luís Enrique, poderá poupar alguns atletas do grupo considerado titular. Entre eles Busquets, que além de estar pendurado com um cartão amarelo precisa de mais cuidados com a parte física.

Os jogos do Grupo E da Copa do Mundo do Catar agendados para esta quinta-feira serão transmitidos ao vivo para todo o Brasil a partir das 16 horas (horário de Brasília) pelos canais Rede Globo de Televisão e SporTV. É mais futebol para os torcedores brasileiros enquanto esperam o próximo compromisso da seleção canarinho, contra Camarões na próxima sexta-feira.